Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ciclone Idai agravou riscos para a inflação em Moçambique

O ciclone Idai agravou os riscos sobre as previsões de inflação em Moçambique, referiu hoje o banco central, ao justificar a manutenção da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) em 14,25%, decidida hoje pelo Comité de Política Monetária (CPMO).

Ciclone Idai agravou riscos para a inflação em Moçambique
Notícias ao Minuto

23:22 - 25/04/19 por Lusa

Economia Banca

"O ciclone Idai agravou as fontes de riscos sobre as projeções de inflação", anunciou o Banco de Moçambique, em comunicado, sem, no entanto, adiantar valores - embora o ministro da Economia e Finanças tenha garantido há duas semanas, em Washington, que a inflação anual pode subir dos atuais 3,4% para 4,8% no final de 2019.

O Banco de Moçambique destaca as consequências da tempestade: "necessidade de assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e perda de receita pública na região centro", atingida pelo ciclone em meados de março, para explicar os riscos inflacionistas.

A nível interno, outro risco para a inflação é a sustentabilidade da dívida pública, "no contexto das incertezas quanto ao financiamento do défice das eleições de 2019", marcadas para 15 de outubro para eleger o Presidente da República, parlamento e, pela primeira vez, os governos provinciais.

O banco indica que "a dívida pública interna aumentou" de acordo com a informação de abril, por via do "recurso a Bilhetes do Tesouro, Obrigações do Tesouro e adiantamentos do Banco de Moçambique".

Desde a última reunião do CPMO, em março, a dívida pública cresceu 2.213 milhões de meticais (30 milhões de euros), passando o saldo para 122.273 milhões de meticais (1.694 milhões de euros).

O CPMO decidiu igualmente manter as taxas da Facilidade Permanente de Depósitos (FPD) e da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) em 11,25% e 17,25%, respetivamente, bem como os coeficientes de Reservas Obrigatórias (RO) para os passivos em moeda nacional e em moeda estrangeira em 14,0% e 36,0%, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório