Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O que deve fazer se ficar sem o seu emprego

É importante falar sobre como se pode encontrar um emprego, mas também importa saber o que fazer no caso de ficar sem ele.

O que deve fazer se ficar sem o seu emprego
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Dicas

Pode parecer, mas perder o emprego não significa o fim do mundo. Aliás, até pode ser uma forma de recomeçar. A Adecco, uma empresa especializada em recursos humanos, apresenta cinco dicas para as pessoas que acabaram de ficar sem emprego voltarem a entrar no mercado de trabalho. 

Tome nota das dicas reunidas pela Adecco, em conjunto com os seus especialistas:

  • Decidir um plano de ação. "Avalie as suas finanças pessoais para determinar o timing em que precisará de encontrar o seu próximo emprego. Se não tem uma licenciatura ou uma formação superior ou especializada, consideraria adaptar a sua vida para um regresso aos estudos? E que tipo de emprego iria procurar? No mesmo setor, ou seria este o momento para considerar uma mudança na carreira? Pense quais são as empresas onde sempre quis trabalhar."
  • Engula o seu orgulho. "Não há nada de errado em pedir ajuda quando precisa. Isto poderá envolver pedir a amigos ou a recrutadores para reverem o seu currículo, para candidatar-se a benefícios da Segurança Social, ou simplesmente pedir a um amigo para o ouvir."
  • Não espere que um trabalho o encontre. "Publique ativamente o seu currículo e a sua disponibilidade em plataformas de trabalho e expanda à sua rede de contactos. Lembre-se que 60% a 80% dos empregos são encontrados através da sua própria rede de contactos. Fique mais ativo, procure colegas de empregos passados, diretores, amigos e familiares. Participe em grupos do setor se ainda não o tiver feito, tanto pessoalmente bem como no LinkedIn. Certifique-se que todos sabem que está ativamente à procura."
  • Não culpe ninguém - e não corte relações. "Não interessa de quem é a culpa de ter perdido o seu emprego. Atribuir culpas não irá levá-lo a lado nenhum, quer esteja a culpar o seu último empregador ou a si próprio.  Concentre-se no futuro e aceite que o que está feito, feito está. Mantenha uma relação boa com o seu último empregador se possível - poderá precisar dele como referência. Se estava errado, peça desculpas e siga em frente."
  • Reavaliar as suas maneiras quando encontrar um emprego. "Se existem razões concretas que o conduziram a perder o último emprego, avalie as suas fraquezas (tanto técnicas como pessoais) e trabalhe na sua melhoria. Não quer voltar a encontrar-se na mesma situação se isso pode ser evitado."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório