Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dois terços dos investimentos do PNI têm impactos ambientais positivos

O ministro do Ambiente e da Transição Energética assegurou hoje, no parlamento, que dois terços dos investimentos previstos no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 têm impacto positivo para a melhoria das condições ambientais do país.

Dois terços dos investimentos do PNI têm impactos ambientais positivos
Notícias ao Minuto

15:59 - 23/04/19 por Lusa

Economia Ministro

"Cerca de dois terços dos investimentos previstos no PNI têm um impacto positivo na melhoria das condições ambientais do pais", disse João Pedro Matos Fernandes, no parlamento, durante a sua intervenção na audição pública Plano Nacional de Investimentos 2030.

De acordo com o governante, do total de cerca de 14 mil milhões de euros para os investimentos, 10 mil milhões são geridos pelo Ministério do Ambiente.

"Há uma fatia muito grande deste plano de investimentos ligada à ação climática", afirmou.

O ministro do Ambiente referiu ainda que nos subsistemas alocados ao PNI existem dois grupos, sendo que o primeiro diz respeito aos transportes, energia e gestão de resíduos, enquanto o segundo refere-se à adaptação do território.

"Dentro destas componentes, a da mobilidade e transportes tem uma expressão muito significativa. Dos 10,3 mil milhões de euros, 3,3 mil milhões de euros têm a ver com os transportes", indicou Matos Fernandes.

O Programa Nacional de Investimentos 2030, que se insere no Portugal 2030, define os investimentos infraestruturais estratégicos prioritários, nos setores da mobilidade e transportes, ambiente e energia.

De acordo com a informação disponível na página do Portugal 2030 na internet, o PNI abrange as infraestruturas localizadas em Portugal Continental e estrutura-se por projetos ou programas com investimentos superiores a 75 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório