Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

Troika vai ser investigada pelo Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu vai lançar um processo de inquérito para investigar a actuação da troika, de acordo com o semanário Expresso. Em vista está o combate à transparência e investigação de eventuais abusos ou violações da lei nos países sob assistência financeira, como é o caso de Portugal.

Troika vai ser investigada pelo Parlamento Europeu

Os partidos com assento na Comissão Económica e de Assuntos Monetários do Parlamento Europeu vão abrir um inquérito à actuação da troika, de forma a combater a transparência e avaliar a “legitimação democrática das decisões tomadas" por esta entidade nos países sob assistência, avança a edição online do semanário Expresso.

A iniciativa, que deverá ser aprovada em meados do próximo mês, surgiu do partido 'Os Verdes' da Alemanha e obteve o consenso dos restantes grupos políticos.

"As troikas desempenham um papel chave na crise da zona euro. Mas o seu trabalho continua a não ser transparente em larga medida", considera a deputada do partido autor da proposta Sven Giegold, que acredita que "os pressupostos da troika provaram estar errados em todos os resgates".

A avaliação vai incidir sobre a Grécia, Irlanda, Portugal e Chipre, e vão ser investigados eventuais abusos ou violações da lei por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia.

Para isso, a comissão de inquérito vai deslocar-se aos quatro países sob assistência financeira para falar com ministros e ex-ministros, sindicatos e bancos.

A missão deverá ficar concluída em Março de 2014 e o seu relatório deverá ser votado em Abril, um mês antes das eleições para o Parlamento Europeu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório