Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Galp puxa pelos ganhos no PSI20 no regresso às negociações

A bolsa de Lisboa segue hoje a negociar em alta, após quatro dias encerrada devido às mini-férias da Páscoa, em contraciclo com a restante Europa, com as os títulos da Galp a subirem mais de 2%.

Galp puxa pelos ganhos no PSI20 no regresso às negociações
Notícias ao Minuto

09:29 - 23/04/19 por Lusa

Economia Bolsas

Pelas 08:45, a bolsa de Lisboa seguia com o principal índice a subir 0,07% para 5.363,35 pontos, com 10 ações em alta e oito em baixa.

A Galp era a empresa que mais subia, com as ações a ganharem 2,60% para 14,78 euros, seguida da Sonae que avançava 0,84% para 0,96 euros.

Segundo os analistas do BPI, a Galp está a beneficiar da forte valorização registada pelo crude nos mercados internacionais.

O BCP seguia também em alta de 0,16% para 0,25 euros.

Do lado das perdas, o destaque é da EDP e da Jerónimo Martins que recuavam 0,44% e 0,71% para 3,43 euros e 13,93 euros.

As ações dos CTT eram as que mais perdiam, com descidas de 1,67% para 2,70 euros, seguidas da Ibersol, que desciam 1,25% para 7,90 euros.

Lisboa seguia a contrariar o sentimento das congéneres europeias que estavam hoje em baixa, exceto Londres, pendentes da forte subida da cotação do petróleo e das eleições espanholas do próximo domingo.

O preço do petróleo Brent, de referência na Europa, subiu na segunda-feira quase 3% para máximos desde o início de novembro.

São vários os fatores que explicam esta tendência para a alta, mas esta subida deve-se fundamentalmente à quase certeza de que o Governo dos Estados Unidos vai anunciar o fim das isenções de sanções para os países que importem petróleo bruto do Irão a partir de 02 de maio, segundo os media norte-americanos.

Os Estados Unidos voltaram a impor sanções contra a exportação de petróleo e o setor financeiro do Irão para pressionar Teerão a reduzir o programa nuclear e de mísseis.

O barril de petróleo Brent para entrega em junho abriu hoje em alta, a cotar-se a 74,47 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,63% do que na sessão anterior e depois de ter estado acima dos 85 dólares no início de outubro.

Hoje, os mercados aguardam a publicação de indicadores macro como o da dívida pública da União Europeia (UE) e a estimativa do PMI da atividade da zona euro referente a abril.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, mas a cotar-se a 1,1250 dólares, contra 1,1245 dólares na quinta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório