Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Motoristas de pesados de Vila Nova de Cerveira iniciam semana de greve

Os motoristas de pesados da empresa João Pires Transportes Internacional e da Loartrans Transportes, de Vila Nova de Cerveira, iniciaram hoje uma greve que durará até domingo pela melhoria das condições salariais destes trabalhadores.

Motoristas de pesados de Vila Nova de Cerveira iniciam semana de greve
Notícias ao Minuto

11:51 - 22/04/19 por Lusa

Economia SIMM

A greve foi convocada pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) para as duas empresas, onde trabalham atualmente cerca de 220 motoristas de pesados.

De acordo com Anacleto Rodrigues, porta voz do SIMM, os trabalhadores em greve reivindicam a reposição das retribuições pré-acordo do Contrato Coletivo de Trabalho.

O sindicalista disse à Lusa que a empresa "mostrou total desprezo" pelas reivindicações dos trabalhadores e tem-se mostrado indisponível para receber os seus representantes, que exigem a reposição da "diária por inteiro", independentemente do número de horas de trabalho efetivo, tal como acontecia antes da entrada em vigor da nova convenção.

Os trabalhadores pretendem ainda a restituição dos valores dos sábados dos últimos três meses do ano de 2018 e a implementação de uma diária que cubra o valor médio pago atualmente em ajudas de custo (diária+quilómetros), por forma a acabar com o pagamento ao quilómetro.

O SIMM quer ainda que a empresa passe a "mencionar em detalhe todos os valores pagos no recibo de vencimento (prémios, subsídio, gratificações, ajudas de custo e as demais cláusulas de natureza pecuniária) e pagar a totalidade dos valores até ao dia 15 do mês seguinte".

A semana passada ficou marcada por uma greve do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) que provocou ruturas de 'stock' em vários postos de abastecimento por todo o país e que terminou após a assinatura de um protocolo negocial entre as partes envolvidas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório