Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Movimento ferroviário no porto de Aveiro cresceu 33% em 2018

O movimento ferroviário no porto de Aveiro cresceu 33,58% em 2018 em relação ao ano anterior, atingindo mais de 256 mil toneladas e permitindo retirar das estradas cerca de dez mil camiões, anunciou hoje aquela infraestrutura portuária.

Movimento ferroviário no porto de Aveiro cresceu 33% em 2018
Notícias ao Minuto

18:16 - 20/04/19 por Lusa

Economia Comunicado

Em comunicado enviado à agência Lusa, o porto de Aveiro adianta que o total de comboios que percorreram aquele acesso ferroviário foi de 612 em 2018 "cerca de 12 por semana" e que os fluxos de mercadorias "incluíram a receção de cimento, pasta de papel e produtos metalúrgicos, destinados à exportação, e o envio de granéis sólidos alimentares para Espanha".

"Para além do incremento da competitividade, o impacto ambiental no transporte de mercadorias de e para o porto de Aveiro foi altamente reduzido, uma vez que em função da utilização da ferrovia foi possível retirar das estradas cerca 10.250 camiões", acrescenta a nota.

O comunicado afirma ainda que a "permuta modal " (utilização da ferrovia em detrimento do transporte rodoviário) aliada ao recente investimento na eletrificação do acesso ferroviário, "permitiu ao porto de Aveiro reduzir em 95% as emissões de CO2 [dióxido de carbono] neste tráfego de mercadorias".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório