Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ultrapassei o limite do cartão de crédito. E agora?

Há instituições que 'travam' a transação quando ultrapassa o plafond, mas outras nem por isso.

Ultrapassei o limite do cartão de crédito. E agora?
Notícias ao Minuto

07:00 - 19/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

Quando contrata um cartão de crédito está também a contratar um montante máximo que pode gastar - este valor corresponde ao 'plafond'. No entanto, pode acontecer ter de ultrapassar e, nessa circunstância, deve estar muito bem informado para não ter surpresas. 

Caso isto lhe aconteça saiba que a transação pode ser automaticamente pelo banco, não permitindo que seja excedido o montante máximo definido. "No entanto, algumas instituições permitem a conclusão da transação mesmo quando já excedeu o plafond", refere a plataforma de comparação de produtos de crédito ComparaJá.pt.  Por este motivo, é essencial que se informe junto da sua instituição financeira sobre os moldes do seu contrato, nomeadamente quais as taxas cobradas ao ser ultrapassado o limite do plafond.  Caso tenha ultrapassado o limite máximo, o ComparaJá.pt recomenda que tome as seguintes medidas: 

  • Verifique as formas e prazos de pagamento - "Por norma, ao ultrapassar o plafond do seu cartão de crédito são-lhe cobrados juros. No entanto, alguns bancos dão um prazo de pagamento sem juros, por isso procure saber qual o prazo e se já não o ultrapassou."
  • Avalie o impacto da nova prestação - "Ultrapassar o limite do cartão de crédito pode refletir uma nova prestação mensal, caso decida pagar em prestações o montante que deixou em dívida."
  • Planeie as suas despesas mensais - "De forma a que a dívida por ter excedido o limite do cartão de crédito tenha o menor impacto possível, é importante que planeie as suas despesas. Analise os seus gastos correntes e perceba em que despesas pode poupar."
  • Transforme a situação de dívida em aprendizagem - "Uma situação de dívida pode representar um momento angustiante na sua vida. No entanto, retire desta lição uma aprendizagem para se tornar financeiramente mais responsável e gerir melhor o montante que tem como limite no cartão de crédito."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório