Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Lucros da Ibersol recuam perto de 20% em 2018

Os lucros da Ibersol, que detém marcas como Burger King ou Pizza Hut, registou, em 2018, uma diminuição de 19,7% para 25,1 milhões de euros face ao anterior, de acordo com um comunicado enviado à CMVM.

Lucros da Ibersol recuam perto de 20% em 2018
Notícias ao Minuto

19:43 - 16/04/19 por Lusa

Economia CMVM

Com base nas contas divulgadas pelo grupo liderado por António Pinto de Sousa, destaca-se também o decréscimo do EBIDTA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), na ordem de 6,5% para 61 milhões de euros, contra os 65,3 milhões de euros do exercício anterior.

O resultado antes de impostos situou-se em 29,1 milhões de euros, uma redução de 14,1% face aos anteriores 33,9 milhões de euros.

Ainda assim, o volume de negócios da empresa ascendeu a 450,1 milhões de euros, o que significa uma variação de 0,4% quando comparado com os 448,3 milhões de euros de 2017.

Nos mercados onde a Ibersol está presente há a salientar o contributo de Portugal com 226 milhões de euros, mais 11,2%.

Em Espanha, este indicador sofreu uma redução de 3,9% para 206 milhões de euros (contra os 215 milhões de euros de 2017).

Em Angola, o ano ficou marcado pela continuidade da recessão com impactos relevantes na atividade da empresa, o que resultou num decréscimo de 41,5% no volume de negócios para 18 milhões de euros.

Por marcas, segundo o comunicado, o Travel, responsável por 26% no volume de negócios, "passou a ter um peso importante no portfólio (116 milhões de euros), com escala para poder ser uma plataforma que possibilite uma futura expansão internacional".

A Burger King detém 25% de quota no volume de negócios, enquanto a Pizza Hut tem 16%.

A Ibersol antecipa para a atividade em Portugal, ao longo de 2019, uma desaceleração do ritmo de crescimento das vendas em linha com o que se verificou nos últimos meses, enquanto em Espanha os crescimentos serão muito moderados.

Ainda em Espanha prevê concluir, durante o terceiro trimestre, a abertura de todas as unidades que foram adjudicadas nos concursos ganhos em 2018 nos aeroportos de Barcelona, Gran Canária, Málaga e Alicante.

Em Angola, o cenário será ainda de diminuição do consumo com a inerente queda das transações. "A incapacidade de aumentar os preços, ao ritmo da desvalorização, determinará ainda uma forte diminuição da rentabilidade das nossas operações", assume a Ibersol.

O grupo não fecha a porta à expansão e perspetiva "manter o ritmo de aberturas dos anos transatos em Portugal e, em Espanha, aberturas seletivas da Pans e do Ribs".

E salienta que foi celebrado recentemente um acordo de desenvolvimento da KFC para os próximos cinco anos, que prevê a abertura de 80 restaurantes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório