Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Petrolífera Chevron vai comprar Anadarko por 33 mil milhões

A norte-americana Chevron, uma das maiores petrolíferas do mundo, anunciou hoje ter chegado a acordo para comprar a Anadarko, empresa do mesmo ramo presente em Moçambique, por cerca de 33 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros).

Petrolífera Chevron vai comprar Anadarko por 33 mil milhões
Notícias ao Minuto

12:05 - 12/04/19 por Lusa

Economia Combustíveis

Caso o negócio seja aprovado, isto "tornará uma grande empresa numa maior ainda", afirmou o presidente executivo da Chevron, Michael Wirth.

O acordo prevê que a Chevron pague 7 mil milhões de dólares em dinheiro e entregue 200 milhões de ações à Anadarko, explica a agência Bloomberg.

De acordo com a mesma fonte, a Chevron também assumirá a dívida da Anadarko, que ultrapassa os 15 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros).

"Esta transação dá força ao poder da Chevron", referiu, acrescentando que o negócio dará vantagem à Chevron nas águas profundas do Golfo do México" e "criará oportunidades em áreas que reforçam as operações da empresa".

A Anadarko tem uma posição importante em Moçambique, tendo anunciado, em março, que ia contratar uma empresa para operar um centro de informação sobre a sua atividade de produção de gás natural na bacia do Rovuma, no norte do país.

O centro vai disponibilizar informação sobre oportunidades de negócios, empregos e formação bem como informar a comunidade sobre o projeto de produção de gás natural liquefeito que a Anadarko vai desenvolver na área.

A Anadarko lidera o consórcio que vai explorar gás natural na Área 1, na província de Cabo Delgado, ao largo do norte de Moçambique.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório