Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Economia portuguesa reduz capacidade de financiamento em 2018

A economia portuguesa fechou 2018 com capacidade de financiamento de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos 0,8% de setembro e dos 1,4% de dezembro de 2017, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Economia portuguesa reduz capacidade de financiamento em 2018
Notícias ao Minuto

14:18 - 11/04/19 por Lusa

Economia BdP

Na nota de informação estatística sobre contas financeiras nacionais, o banco central indica que "este resultado reflete a poupança financeira das sociedades financeiras [bancos] e dos particulares", que foi "suficiente para satisfazer as necessidades de financiamento das sociedades não financeiras [empresas] e das administrações públicas".

Face a 2017, houve aumento das necessidades de financiamento das empresas e uma diminuição da capacidade de financiamento dos particulares e das sociedades financeiras.

Já as administrações públicas reduziram a necessidade de financiamento, o que o Banco de Portugal atribui ao "impacto da contabilização da operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, ocorrida no primeiro trimestre de 2017".

Se esse efeito fosse excluído, "a diminuição da necessidade de financiamento das administrações públicas seria menos expressiva", enquanto "a capacidade de financiamento das sociedades financeiras permaneceria praticamente inalterada".

A economia portuguesa gerar poupança financeira (ou seja, ter um património financeiro positivo) significa que os agentes económicos geram, em termos de 'stocks', poupanças suficientes para fazer face às necessidades financeiras.

Ainda no final de 2018 a economia portuguesa apresentava uma posição financeira líquida face ao resto do mundo negativa em 100,8% do PIB, melhor do que os 104,9% negativos do PIB no final de 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório