Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

EuroBic obtém lucro de 42,5 ME em 2018, melhor resultado de sempre

O EuroBic obteve um lucro de 42,5 milhões de euros em 2018, o melhor resultado registado nos dez anos de atividade, contra 25,0 milhões de euros no ano anterior, anunciou hoje o banco.

EuroBic obtém lucro de 42,5 ME em 2018, melhor resultado de sempre
Notícias ao Minuto

11:02 - 11/04/19 por Lusa

Economia 10 anos de atividade

Num comunicado, o EuroBic explica que "este desempenho foi induzido pelo crescimento do volume de negócios e dos níveis de fidelização dos clientes, que, conjuntamente, contribuíram para uma melhoria sustentada da rentabilidade 'core' em cerca de 4,9%, o que merece particular destaque num contexto adverso de taxas de juro negativas e de forte concorrência".

O banco refere que a realização em 2018 de mais valias com a carteira de investimentos, no valor de 15,4 milhões de euros líquidos, também teve um "contributo importante" para os resultados.

O ativo total do banco ascendeu a 7,5 mil milhões de euros em 31 de dezembro de 2018, mais 6%, ou 428 milhões de euros, face ao ano anterior, que foi financiado essencialmente pelo aumento dos recursos de clientes em cerca de 410 milhões de euros (+7,7%).

No comunicado, o banco salienta que "o reembolso das obrigações perpétuas no valor de 94,5 milhões de euros, colocadas no mercado obrigacionista em 2008 pelo ex-BPN" foi feita antecipada e voluntariamente, sem qualquer perda para os clientes, honrando assim o EuroBic todos os compromissos herdados".

O crédito a clientes (bruto) cresceu cerca de 513 milhões de euros, ou mais 11,5%, excluindo o efeito dos 'write offs', traduzindo o esforço do banco na prossecução da estratégia de apoio às famílias, essencialmente através de crédito à habitação, e ao tecido empresarial português, com especial enfoque no crédito concedido às Pequenas e Médias Empresas (PME).

Em 2018, a carteira de crédito à habitação cresceu mais de 30% (cerca de 285 milhões de euros), tendo o banco alcançado uma quota da produção anual do mercado superior à sua quota natural, e a carteira de crédito concedido a PME cresceu mais de 10% (cerca de 190 milhões de euros), refere ainda o banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório