Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Economia venezuelana registou uma contração de 55,17% em cinco anos

A economia venezuelana registou uma contração de 55,17% em cinco anos, entre 2013 e 2018, segundo dados divulgados hoje pela Assembleia Nacional (AN), onde a oposição detém a maioria.

Economia venezuelana registou uma contração de 55,17% em cinco anos
Notícias ao Minuto

22:30 - 10/04/19 por Lusa

Economia Assembleia Nacional

A contração, segundo a Comissão de Finanças da AN, esteve marcada pela queda da produção de petróleo, que, segundo diversas fontes rondava um milhão de barris diários e em março último caiu para 732.000 barris diários.

"A destruição de riqueza é de 55,17%, desde que (Nicolás) Maduro chegou assumiu o cargo (de Presidente da República). A Venezuela está entre os piores colapsos económicos da história, atribuídos a causas humanas", disse o porta-voz da comissão.

Ángel Alvarado falava em Caracas durante uma conferência de imprensa, em que apontou como causa da queda da economia "um modelo fracassado, o modelo socialista do século XXI", impulsionado pelo falecido presidente Hugo Chávez (presidiu ao país entre 1999 e 2013) e depois pelo seu sucessor, Nicolás Maduro.

Por outro lado, explicou que a contração venezuelana é superior ao "ocorrido na Cuba, durante o Período Especial" de três anos devido ao colapso da União Soviética e que entre o segundo semestre de 2017 e o igual período do ano de 2018, a economia venezuelana registou uma queda de 37,17%.

Dados da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), divulgados hoje pela imprensa venezuelana, dão conta que a produção petrolífera local (a principal fonte de rendimentos do país) caiu 28,3% desde março de 2019, situando atualmente em 732.000 barris diários.

Em 1999 a Venezuela produzia aproximadamente três milhões de barris diários de petróleo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório