Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Draghi avisa sobre os riscos globais que ameaçam a economia da zona euro

O presidente da Banco Central Europeu (BCE) avisou hoje que a economia da zona euro enfrenta um conjunto de riscos, incluindo o 'Brexit' e o perigo do protecionismo comercial afetar a confiança.

Draghi avisa sobre os riscos globais que ameaçam a economia da zona euro
Notícias ao Minuto

14:44 - 10/04/19 por Lusa

Economia Banco Central

Em conferência de imprensa, citado pela agência financeira Bloomberg, Mario Draghi disse que os dados mais recentes confirmam o "abrandamento do crescimento" da zona euro, num contexto de arrefecimento global.

Segundo o responsável, o BCE irá considerar quando será necessário mitigar os efeitos colaterais das taxas de juro negativas, depois do conselho de governadores ter hoje decidido manter inalteradas as taxas de juro diretoras.

O presidente da instituição reiterou ainda o seu compromisso de restaurar a inflação até ao seu objetivo de ficar abaixo dos 2% e prometeu uma nova ronda de financiamento para os bancos ainda este ano, não adiantando mais pormenores.

O BCE decidiu hoje que vai deixar as taxas de juro inalteradas, conforme era esperado, reiterando que a decisão deverá manter-se até ao final de 2019.

Em comunicado divulgado após a reunião de política monetária de hoje, o BCE referiu que a principal taxa de refinanciamento se mantém em 0%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 0,25% e a taxa de juro dos depósitos continua em terreno negativo (-0,40%).

Os economistas ouvidos pela agência Lusa antecipavam de Draghi um discurso apaziguador e de "esperar para ver", sem revelar ainda detalhes técnicos das novas operações de refinanciamento de prazo alargado para os bancos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório