Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Programa para estágios na administração local é o "maior" de sempre

A nova versão do programa de estágios na administração local foi hoje publicada no Diário da República, envolvendo 2.100 estágios, numa despesa para o Estado de 18,5 milhões de euros, revelou o ministro da Administração Interna.

Programa para estágios na administração local é o "maior" de sempre
Notícias ao Minuto

13:40 - 10/04/19 por Lusa

Economia Eduardo Cabrita

"Este será o maior programa de estágios, permitindo uma qualificação de técnicos superiores que irão reforçar a administração local, qualificando-a, rejuvenescendo-a, até porque, diz-nos a experiência de programas anteriores, a taxa de integração na administração pública é elevada", afirmou Eduardo Cabrita, que foi hoje ouvido na Comissão parlamentar que tutela as autarquias locais.

Segundo o ministro, o novo diploma "alarga o regime de estágios, sendo o maior programa de estágios na administração local desde a criação do programa", em 2007.

Em termos de comparação, "o anterior programa, lançado em 2014, envolveu 1.410 estágios", sublinhou.

Eduardo Cabrita destacou ainda que o processo de regularização de trabalhadores com vínculos precários na administração local representa já "mais de metade dos concursos abertos globalmente no âmbito do processo de regularização", estando concluídos os processos relativos a 6.883 trabalhadores.

"Foram identificados inicialmente 15 mil trabalhadores que poderiam ser abrangidos pelo processo [na administração local]. Foram, entretanto, abertos avisos por 237 municípios e 706 juntas de freguesia, que permitiram concursos relativos, até agora, a cerca de 9.500 trabalhadores e, destes, 73% (6.883 trabalhadores), têm já os seus processos concluídos", disse, salientando que o ministério continua a acompanhar o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) "com atenção".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório