Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Brexit: PIB do Reino Unido cresceu 0,2% em fevereiro face a janeiro

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% em fevereiro face ao mês anterior, impulsionado pelo bom rendimento do setor dos serviços e da produção industrial, foi hoje anunciado.

Brexit: PIB do Reino Unido cresceu 0,2% em fevereiro face a janeiro
Notícias ao Minuto

11:38 - 10/04/19 por Lusa

Economia Dados

Segundo a agência nacional de estatística britânica (Office for National Statistics, ONS), nos três meses até ao final de fevereiro, o PIB avançou 0,3% face aos três meses anteriores, expansão considerada "modesta" pela ONS em momentos de incerteza devido à forma da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A ligeira expansão da economia respondeu ao crescimento de 0,4% do setor dos serviços e de 0,2% da produção industrial, apesar da do setor da construção ter recuado 0,6%.

O crescimento do PIB "manteve-se modesto nos últimos três meses. Os serviços, uma vez mais, impulsionaram a economia com um forte rendimento contínuo no setor da informática", afirmou hoje o responsável pelos dados do PIB da ONS, Rob Kent-Smith.

"O setor manufatureiro continuou a sua recuperação depois da sua fraqueza em finais do ano passado", mas o químico rendeu "bem nos últimos meses", adiantou Kent-Smith.

A crise do 'Brexit' preocupa os setores empresariais no Reino Unido devido à incerteza que os impede de planificar os possíveis investimentos no futuro.

O parlamento recusou o acordo do 'Brexit' negociado entre Londres e Bruxelas e espera-se que a União Europeia conceda outro adiamento para que a saída passe de 12 de abril para 30 de junho.

A economia britânica tinha travado no último trimestre de 2018 -com um avanço de apenas 0,2%, contra 0,7% do trimestre anterior - devido a um recuo da construção e da produção industrial, bem como do investimento empresarial, que caiu 0,4% face a 2017 (menos que o esperado).

Os analistas calculam que o PIB britânico possa recuperar se for ratificado um acordo de saída da UE no segundo trimestre que dê segurança às famílias e às empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório