Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, gosta ou não do seu trabalho? Cinco fatores para avaliar

Na hora de avaliar a sua situação profissional, a Adecco recomenda que dê um passo atrás e avalie bem o que faz atualmente.

Afinal, gosta ou não do seu trabalho? Cinco fatores para avaliar
Notícias ao Minuto

10:02 - 09/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Adecco

Se por vezes temos motivos para nos queixarmos do que fazemos, noutras nem por isso. Se não tem a certeza do que sente relativamente à sua situação profissional, o melhor é avaliar "calmamente". 

O conselho é da Adecco, uma empresa especializada em recursos humanos, que aponta, ainda, cinco fatores-chave para o ajudar a avaliar a sua satisfação profissional, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Antes de começar, sugere a empresa, dê um passo atrás, para que consiga perceber, com o devido distanciamento, quais são os seus verdadeiros sentimentos face ao seu emprego. 

  1. Tem medo de ir trabalhar amanhã? - "Tente definir os motivos exatos porque tem medo do seu trabalho e ver se consegue mudá-los. Por exemplo, está aborrecido? Está retido? O seu chefe coloca-lhe demasiada pressão? Fale com o seu diretor sobre aprendizagem de oportunidades, diversifique a sua carga de trabalho, eliminado algumas coisas do seu trabalho-qualquer coisa que o ajude a resolver o seu problema singular."
  2. Tem as ferramentas adequadas para fazer o seu trabalho com o melhor da sua capacidade? - "Esta é muito fácil de medir. Pode saber qual a tecnologia e quais as ferramentas que podem tornar o seu trabalho mais eficiente e produtivo, mas se a sua empresa não investir nesses recursos o seu talento é desperdiçado. O pior é que a falta de equipamento poderia colocar muitas coisas em risco além das suas competências, como a sua progressão profissional, até mesmo a sua segurança. Conhecer o seu talento, potencial-e até mesmo conforto- é fundamental e quando procura um emprego, certifique-se que ele está indicado para si. Ao solicitar esta informação, não só está a cuidar de si, mas mostrando a sua ambição e conhecimento aos empregadores."
  3. Os seus colegas de trabalho criam um ambiente de tóxico? - "Se estiver numa ou mais situações desconfortáveis por causa do seu diretor ou dos seus colegas de trabalho, fale com os RH imediatamente. E estas situações incluem comunicação rude, de tópicos incómodos, gestos inapropriados, etc. Leve a(s) questão(ões) discretamente ao RH e trabalhe para corrigi-las. Se não observar melhorias, provavelmente está na hora de ir embora. Não conseguirá ficar aqui muito mais tempo."
  4. Tem um(a) "companheiro(a) de trabalho" ou um(a) melhor amigo(a) no escritório? - "Independentemente do rótulo, nós estamos a falar de alguém que o apoia no local de trabalho. Alguém com que possa contar, falar e confiar? Alguém que cria o oposto de um ambiente tóxico. Se tem essa pessoa, ótimo. Porque ficaria surpreendido com a quantidade de conforto que essa pessoa traz. Podem ajudar a manter a sua sanidade e a tornar o seu emprego mais gratificante. Quando gasta à volta de 40 horas no mesmo lugar todas as semanas, não pode fazê-lo sozinho no seu espaço ou escritório. E, precisa mais do que de momentos sociais leves nas reuniões; precisa de um amigo com que possa contar."
  5. "Está a ser pago com um salário competitivo? - "Nós deixamos o melhor (ou talvez o mais importante) para último - pelo menos para muitos trabalhadores. Porque, goste ou não, o dinheiro é importante; todos nós temos contas para pagar e coisas para fazer. Então, está a ser remunerado com o que merece tendo em consideração o seu cargo, a sua localização e a sua contribuição? Analise e pense."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório