Meteorologia

  • 26 JUNHO 2019
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 23º

Edição

Como aproveitar os próximos feriados sem gastar muito dinheiro

Aproximam-se os feriados da Páscoa, o 25 de abril e o 1 de maio, por isso, tome nota de algumas ideias.

Como aproveitar os próximos feriados sem gastar muito dinheiro

Aproximam-se vários feriados e, por isso, podem vir a ser boas oportunidades para passear com a família ou amigos. No entanto, estes podem também ser dias "onde há mais propensão para gastar", diz o Doutor Finanças, por isso, o melhor mesmo é tomar nota de algumas dicas. 

De acordo com a 'clínica' especializada em finanças pessoais, há algumas dicas que podem ser importantes na hora de planear os próximos feriados.

Até porque para além dos feriados da Páscoa, seguem-se também o feriado do 25 de Abril e o do Dia do Trabalhador, a 1 de maio. 

Eis como pode aproveitar os próximos feriados, sem perder o controlo às suas finanças:

1. Planeie com antecedência 

"Planear é a palavra chave. Em tudo, na verdade, mas principalmente no que diz respeito à gestão de um orçamento. Antes de decidir o que vai fazer, é essencial fazer contas e perceber quanto pode gastar. Dá para fazer uma viagem ao estrangeiro? É possível visitar outra cidade dentro do país? Ou, a melhor opção é passar o dia na natureza e preparar um lanche em casa para levar? Analise bem antes de decidir e evite a tentação de utilizar cartões de crédito nestes dias. Se não der para viajar, não desanime, há outras opções tão ou mais divertidas."

2. Pesquise eventos na sua zona 

"Queremos tanto ir para fora que nos esquecemos de conhecer a nossa própria cidade. Já visitou todos os monumentos e museus da sua região? Provavelmente não. Sugerimos-lhe que comece por aqui. Pesquise eventos na sua zona: passeios, workshops, mercados ou concertos. Muitos destes eventos são gratuitos, por isso, porque não aproveitar?"

3. Faça passeios culturais  

"Atualmente, grande parte dos museus, em Portugal, são grátis aos Domingos e aos feriados. Faça uma pesquisa na Internet e perceba quais são e aproveite estes dias livres para enriquecer um pouco da sua cultura.  Principalmente para famílias, tendo em conta o maior número de pessoas, estes dias gratuitos acabam por ser as únicas oportunidades para estas conhecerem monumentos e museus."

4. Transforme-se num explorador da era moderna  

"Já ouviu falar de Geocaching? É, basicamente, uma caça ao tesouro, com o uso da tecnologia moderna. É jogado ao ar livre, por qualquer pessoa e apenas é necessário ter um smartphone. Neste jogo, o objetivo é dirigir-se a coordenadas específicas e encontrar o tal 'tesouro'. Geocaching é uma excelente forma de visitar diferentes locais, ou mesmo de redescobrir a sua própria cidade. Pode até criar uma pequena competição na sua família e ver quem é mais rápido a descobrir as caches, ou os tais tesouros."

5. Visite familiares ou amigos distantes  

"A correria do dia a dia raramente nos permite fazer metade daquilo que gostaríamos. Há sempre familiares ou amigos que até podem viver perto de nós, mas que nem sempre os conseguimos visitar. Este tempo extra livre pode ser aproveitado para estas reuniões, quer familiares, quer com amigos. O truque passa por avisá-los com antecedência, para evitar desencontros, claro. Aproveite para colocar a conversa em dia e passe momentos inesquecíveis. Como vê, há várias atividades que podem ser feitas sem prejudicar a conta bancária. Se planeou com antecedência e vai viajar nestes feriados, desejamos-lhe umas excelentes férias. Mas, se ainda não sabe o que fazer com a sua família, aproveite as nossas dicas e desfrute ao máximo do tempo livre."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório