Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Carros usados também têm garantia. Eis como funciona

Por norma, mesmo os carros em segunda mão têm garantia, mas há exceções que deve conhecer.

Carros usados também têm garantia. Eis como funciona
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/04/19 por Noticias ao Minuto

Auto DECO

Mesmo quem compra carros usados tem direitos e um deles é a garantia. Quer isto dizer que um carro em segunda mão está 'coberto' por dois anos de garantia a partir da data de compra. Porém, há exceções, como lembra a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

"Se um particular lhe vender o carro, não é obrigado a dar-lhe qualquer garantia. Por isso, se nada percebe de carros, peça a um mecânico da sua confiança para fazer uma verificação tão exaustiva quanto possível. Uma descoberta atempada pode evitar-lhe dores de cabeça", refere a associação.

E há mais. A "obrigação da garantia só se aplica aos comerciantes, mas mesmo nestes casos existem algumas particularidades. Nos automóveis usados não têm de ser dados dois anos se comprador e vendedor acordarem outro prazo", adianta a DECO. 

O mais importante, aponta a associação, é que o cliente tenha a noção de que "com desconto ou não, garantias inferiores a um ano não são aceitáveis".

E se, entretanto, descobrir um defeito? "A partir do momento em que descobre um defeito, tem 60 dias para comunicá-lo ao vendedor se o carro ainda beneficiar do período de garantia".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório