Este é um assunto que pode suscitar algumas dúvidas, mas para outros é até já um hábito. Para os que só agora precisam de recorrer a esta funcionalidade, há alguns pontos a ter em atenção. Para além de este ano haver um novo regime contributivo, o preenchimento pode ser feito online.
O portal de comparação de produtos de crédito e telecomunicações ComparaJá.pt, explica como é que pode efetuar o preenchimento em quatro passos:
- Acesso ao portal
O primeiro passo para preencher recibos verdes é aceder ao Portal das Finanças através do website e efetuar o seu login. No canto superior direito, encontra a opção 'Iniciar Sessão' e, ao clicar, ser-lhe-á solicitado o seu número de contribuinte e a senha de acesso. Caso seja a primeira vez que acede ao Portal, terá de escolher a opção 'Registar-se'. Após proceder ao registo, ser-lhe-á enviada uma senha de acesso por correio.
2. Emitir recibos verdes
Após iniciar sessão, será encaminhado para a página principal do Portal. Escolha a opção 'Cidadãos', depois 'Serviços' e, de seguida, 'Obter'. Irá aparecer uma categoria em que constam 'Recibos Verdes Eletrónicos' e, em baixo, escolha a opção 'Emitir'.
3. Preencher recibos verdes
Ser-lhe-á apresentado um formulário para preencher com os seus dados. Alguns campos já estarão preenchidos, mas, no entanto, deve sempre confirmar a informação. Outros dados, tais como informação relativa à entidade à qual prestou serviços, têm de ser adicionados.
4. Concluir emissão da Fatura-Recibo
Após concluir o preenchimento dos dados solicitados no formulário, já pode emitir recibo verde.