Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Crescimento do PIB britânico 3% aquém do potencial desde o referendo

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu menos 3% do que o que poderia ter crescido, equivalente a 66.000 milhões de libras ou 77.300 milhões de euros, desde o referendo favorável ao Brexit de 2016, indicou hoje a Standard & Poor's (S&P).

Crescimento do PIB britânico 3% aquém do potencial desde o referendo
Notícias ao Minuto

13:17 - 04/04/19 por Lusa

Economia S&P

A agência de notação financeira sustenta que o maior fator na contração da atividade económica nos dez trimestres desde o plebiscito foi "a depreciação da libra, que instigou a um aumento da inflação".

"O resultado em última instância foi a erosão do poder aquisitivo das famílias e uma redução da procura", sublinha a S&P no relatório "A contagem regressiva para o Brexit: o que poderia ter sido para a economia britânica".

A inflação nacional alcançou um pico de 3% em finais de 2017, recorda a agência, se bem que desde então baixou e está atualmente em 1,8%.

A S&P observa que a desvalorização da libra esterlina, que caiu 18% precisamente depois da consulta de 23 de junho de 2016, "não se traduziu num impulso significativo do comércio externo" (devido a uma presumível queda dos preços das exportações).

Isto poderia ser, explica, porque os bens que o Reino Unido exporta têm em si mesmos uma alta componente de partes importadas ou porque o grosso das exportações britânicas são serviços, menos sensíveis aos preços dos bens.

A agência norte-americana sublinha que a persistente incerteza sobre o processo de saída da União Europeia (UE) paralisou mesmo assim o investimento empresarial, especialmente em 2018.

Segundo os últimos dados do Governo britânico, o PIB cresceu 1,4% em 2018, contra 1,8% em 2017, e espera-se uma expansão de 1,4% em 2020 e 1,6% nos três anos seguintes, ainda que tudo dependa da forma como se conclua o Brexit.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório