Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Revisor da CP que atacou graffiters na Maia não vai a julgamento

Um juiz de instrução decidiu hoje não levar a julgamento um revisor da CP que em 2015 atacou com pó químico de extintor, junto a um apeadeiro da Maia, três graffiters que acabaram atropelados mortalmente por um comboio.

Revisor da CP que atacou graffiters na Maia não vai a julgamento
Notícias ao Minuto

11:04 - 04/04/19 por Lusa

País Juízes

O Ministério Público tinha arquivado o inquérito-crime sobre o caso, deixando inconformados os familiares de dois dos graffiters, estes de nacionalidade espanhola, que pediram ao Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para rever a decisão.

A morte dos dois graffiters espanhóis e de um português ocorreu às 20h30 de 7 dezembro de 2015 no apeadeiro Palmilheira-Águas Santas, na Maia, quando aqueles estariam a tentar grafitar as carruagens de um comboio que ali se encontrava parado e outra composição se cruzou a quase 120 quilómetros por hora, atropelando-os.

Antes do atropelamento, os graffiters foram atingidos com pó químico de um extintor empunhado pelo revisor.

Os familiares dos graffiters consideraram que a nuvem de pó químico gerada impediu os jovens de ver o comboio que os viria a atropelar.

A tese não convenceu o juiz de instrução criminal.

O que fez o revisor, considerou o juiz de instrução, "apenas potenciou de forma residual o já elevadíssimo risco de acidente".

O advogado Vasco Leal Cardoso, que representa as famílias espanholas neste processo, disse aos jornalistas que a decisão de não levar o revisor da CP a julgamento apoiou-se em pormenores "que, no fundo, são 'pormaiores', porque são de uma extrema importância na globalidade da decisão".

Considerando que o juiz de instrução teve de tomar "uma decisão extremamente difícil", o advogado acrescentou que vai ler a decisão instrutória para ver se há "alguma situação excecional" que permita recurso.

"Continuamos crentes de que devia haver uma acusação neste processo", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório