A IKEA vai testar o aluguer de mobiliário e de artigos de decoração em Portugal, com o objetivo de ajudar os clientes a darem uma utilização sustentável aos mesmos, anunciou o grupo, em comunicado, na quarta-feira, confirmando as notícias que já vinham sendo avançadas.
"O nosso sucesso no futuro estará na nossa capacidade de reformular e melhorar o modelo de negócio da IKEA. Testar a oferta de leasing é uma das maneiras pelas quais nos desafiamos a cumprir a nossa estratégia de transformação e de nos tornarmos um negócio mais acessível, conveniente e sustentável", refere Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka, citado no mesmo comunicado.
Para já, o grupo está a desenvolver testes em mercados piloto, na Holanda, Suécia, Suíça e Polónia, sendo que o objetivo é que, depois, esses testes venham a ser implementados nos restantes 30 mercados onde a empresa tem atividade.
Portugal é um deles e deverá receber esta funcionalidade a partir de 2020, de acordo com o mesmo comunicado.
O objetivo passará por "oferecer um serviço de leasing através de um modelo de assinatura, permitindo à IKEA manter a propriedade do produto para garantir a reutilização tantas vezes quanto possível antes da reciclagem de materiais e componentes no final da vida útil", refere a gigante do mobiliário.