Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CIP defende rapidez no acesso das empresas ao financiamento

A CIP -- Confederação Empresarial de Portugal alertou hoje para a necessidade dos recursos previstos nos acordos assinados pela Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) chegarem rapidamente às empresas portuguesas.

CIP defende rapidez no acesso das empresas ao financiamento
Notícias ao Minuto

17:33 - 03/04/19 por Lusa

Economia Confederação

A CIP congratulou-se com a notícia da assinatura, na segunda-feira, em Lisboa, do protocolo entre a IFD e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, que estabelece uma linha de crédito no valor de 100 milhões de euros para promover a criação de pequenos negócios, a inovação e a melhoria dos balanços das empresas.

Mas, em comunicado, a CIP alertou "para a necessidade dos recursos neste protocolo e nos acordos já firmados pelo IFD chegarem rapidamente ao seu destinatário final, as empresas, cumprindo a sua razão de ser".

A CIP lembrou que "tem defendido, de forma sistemática, a necessidade de se encontrarem soluções institucionais que criem as condições para que as empresas portuguesas, especialmente as pequenas e médias empresas, possam minorar os graves problemas com que se debatem de acesso ao financiamento e, em consequência, de capacidade de modernização e de desenvolvimento da atividade".

"Consideramos que o IFD é uma instituição fundamental para fomentar condições de capitalização e financiamento das empresas e que tem um papel a desempenhar como verdadeiro banco de fomento, em prol do fortalecimento das empresas e da competitividade.

O contrato assinado na segunda-feira pela IFD, no Ministério da Economia, destina-se preferencialmente ao financiamento de empresas até 50 trabalhadores e visa ajudar as empresas que reestruturam com sucesso as suas dívidas, e que sejam viáveis, a retomar e a modernizar a sua atividade.

Os 100 milhões de euros do empréstimo são metade do total do programa de 200 milhões para apoiar pequenas, médias empresas e micro empresas, e que se destina também a apoiar 'start-ups' e empresários que não tenham acesso a financiamento através de bancos comerciais".

A assinatura deste contrato de 100 milhões de euros segue-se a duas assinaturas entre a IFD e duas instituições bancárias portuguesas, o Novo Banco (40 milhões de euros) e o Millennium BCP (60 milhões de euros), já em 2019.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório