Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Amarsul produz energia para mais de 7.500 famílias a partir de resíduos

A empresa Amarsul, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos de municípios da Península de Setúbal, anunciou hoje que produz energia elétrica suficiente para abastecer mais de 7.500 famílias.

Amarsul produz energia para mais de 7.500 famílias a partir de resíduos
Notícias ao Minuto

09:25 - 03/04/19 por Lusa

Economia Empresas

"A energia elétrica produzida pela Amarsul, cerca de 29.000 MWh, é proveniente dos centros eletroprodutores instalados nos aterros de Palmela e do Seixal, e ainda da produção resultante do tratamento mecânico e biológico do Seixal", refere a empresa em comunicado.

A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, servindo cerca de 800 mil habitantes.

A empresa recebe e trata mais de 380.000 toneladas de resíduos urbanos anualmente.

"Desta quantidade é obtido biogás suficiente para produzir energia elétrica para abastecer mais de 7.500 famílias", salienta.

A Amarsul adianta que a energia elétrica que é produzida a partir do biogás resulta da decomposição da matéria orgânica.

"Uma vez produzido, o biogás (metano) é encaminhado para moto geradores e convertido em energia elétrica, que é posteriormente injetada na rede elétrica nacional", explica

Na Amarsul, o biogás é obtido por dois processos: "Através de digestão anaeróbia na Central de Valorização Orgânica, no Seixal, e a partir do confinamento dos resíduos nos aterros sanitários de Palmela e Seixal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório