"A energia elétrica produzida pela Amarsul, cerca de 29.000 MWh, é proveniente dos centros eletroprodutores instalados nos aterros de Palmela e do Seixal, e ainda da produção resultante do tratamento mecânico e biológico do Seixal", refere a empresa em comunicado.
A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, servindo cerca de 800 mil habitantes.
A empresa recebe e trata mais de 380.000 toneladas de resíduos urbanos anualmente.
"Desta quantidade é obtido biogás suficiente para produzir energia elétrica para abastecer mais de 7.500 famílias", salienta.
A Amarsul adianta que a energia elétrica que é produzida a partir do biogás resulta da decomposição da matéria orgânica.
"Uma vez produzido, o biogás (metano) é encaminhado para moto geradores e convertido em energia elétrica, que é posteriormente injetada na rede elétrica nacional", explica
Na Amarsul, o biogás é obtido por dois processos: "Através de digestão anaeróbia na Central de Valorização Orgânica, no Seixal, e a partir do confinamento dos resíduos nos aterros sanitários de Palmela e Seixal".