Amarsul produz energia para mais de 7.500 famílias a partir de resíduos

A empresa Amarsul, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos de municípios da Península de Setúbal, anunciou hoje que produz energia elétrica suficiente para abastecer mais de 7.500 famílias.

Autarquias e instituições públicas na rota do LED

© iStock

Lusa
03/04/2019 09:25 ‧ 03/04/2019 por Lusa

Economia

Empresas

 

"A energia elétrica produzida pela Amarsul, cerca de 29.000 MWh, é proveniente dos centros eletroprodutores instalados nos aterros de Palmela e do Seixal, e ainda da produção resultante do tratamento mecânico e biológico do Seixal", refere a empresa em comunicado.

A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, servindo cerca de 800 mil habitantes.

A empresa recebe e trata mais de 380.000 toneladas de resíduos urbanos anualmente.

"Desta quantidade é obtido biogás suficiente para produzir energia elétrica para abastecer mais de 7.500 famílias", salienta.

A Amarsul adianta que a energia elétrica que é produzida a partir do biogás resulta da decomposição da matéria orgânica.

"Uma vez produzido, o biogás (metano) é encaminhado para moto geradores e convertido em energia elétrica, que é posteriormente injetada na rede elétrica nacional", explica

Na Amarsul, o biogás é obtido por dois processos: "Através de digestão anaeróbia na Central de Valorização Orgânica, no Seixal, e a partir do confinamento dos resíduos nos aterros sanitários de Palmela e Seixal".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas