Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Consumidores valorizam cada vez mais a oferta nacional, diz Governo

O secretário de Estado da Defesa do Consumidor, defendeu hoje, em Lisboa, que, entre as maiores tendências de consumo, se verifica uma valorização da oferta nacional e da sustentabilidade ambiental, bem como a incorporação de novas tecnologias.

Consumidores valorizam cada vez mais a oferta nacional, diz Governo
Notícias ao Minuto

17:48 - 02/04/19 por Lusa

Economia João Torres

"Acompanhámos uma evolução muito rápida das tendências e padrões de consumo. Temos acompanhado três grandes tendências por parte dos consumidores portugueses: sensibilização para a dinamização e valorização da oferta nacional; verificamos uma muito maior sensibilidade para com a sustentabilidade, em particular, ambiental, e em terceiro lugar uma incorporação de tecnologias de informação e comunicação", disse João Torres durante uma audição parlamentar na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Para o governante, estes três pilares confirmam uma evolução nos padrões de consumo e exigem uma "atenção muito forte" por parte dos agentes políticos.

Durante a sua intervenção inicial, João Torres notou ainda que Portugal é dos Estados-membros que mais oferecem garantias de proteção jurídica aos consumidores ao nível da reparação de danos.

O secretário de Estado da Defesa do consumidor apontou também três "oportunidades de melhoria" em matéria de garantias para os consumidores.

Existe "uma oportunidade de melhoria no que diz respeito à informação. Temos que fazer mais, sensibilizar mais e esclarecer os consumidores quanto às suas garantias presentes na lei", indicou.

Por outro lado, acrescentou, é necessário "encontrar uma forma para melhorar o tratamento estatístico dos dados das reclamações".

Adicionalmente, João Torres considerou ser fundamental procurar "formas céleres e simples de resolução de conflitos de consumos" e alternativas de resolução para os litígios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório