Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Pode ser solidário com o seu IRS, só tem de escolher uma destas entidades

Há mais de quatro mil entidades candidatas a receber uma fatia do seu IRS. Uma das formas de ajudar é gratuita.

Pode ser solidário com o seu IRS, só tem de escolher uma destas entidades
Notícias ao Minuto

12:40 - 02/04/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

Se não o fez anteriormente, ainda vai a tempo de doar uma parte do seu IRS a uma das mais de quatro mil entidades que esperam receber uma fatia do imposto dos contribuintes. Entre os candidatos estão bombeiros, associações, grupos culturais, fundações, entre outros. 

Há duas formas de ajudar: a primeira passa por doar 0,5% do seu IRS pago a uma das entidades 'validadas' pelo Fisco. Esta opção, sublinhe-se, é gratuita para o contribuinte, trata-se de uma reafetação do dinheiro que em vez de entrar nos cofres do Estado é dirigido para uma instituição escolhida por si. 

A segunda passa por doar a poupança do IRS no IVA que arrecadou com a exigência de faturas em restaurantes, cabeleireiros, e entre outros, canalizando esse dinheiro para uma dessas entidades. Esta opção tem um custo associado, porque esse valor deixa de poder ser deduzido no IRS.

Esta diferenciação é muito importante, porque na hora de consignar o seu IRS, no Modelo 3, terá de optar por uma destas opções. Recorde: a consignação do IRS é gratuita, enquanto a do IVA tem um custo associado para o contribuinte. 

Para consultar a lista das entidades que pode ajudar deve aceder a este link e, no menu 'Modelo 3', selecionar a opção 'Lista de entidades autorizadas a beneficiar da consignação, com processo deferido para 2018'.

Depois, para ajudar uma instituição só terá que aceder à lista, escolher uma entidade, tomar nota do número de contribuinte da mesma e, posteriormente, preenche-lo no Modelo 3 do IRS. Terá de fazer este passo mesmo que esteja abrangido pelo IRS automático. 

Notícias ao MinutoConsignação de 0,5% do IRS ou do benefício de 15% do IVA suportado. © Reprodução do site do Portal das Finanças

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório