Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Precisa de ajuda para preencher o IRS? Pode dirigir-se a estes locais

Lista do Fisco revela os locais que podem auxiliar os contribuintes no preenchimento da declaração do IRS.

Precisa de ajuda para preencher o IRS? Pode dirigir-se a estes locais
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/04/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

A entrega da declaração do IRS terá de ser feita, obrigatoriamente, através do Portal das Finanças, o que pode ser uma dor de cabeça para alguns - mas não tem de o ser. Para auxiliar os contribuintes, a Autoridade Tributária (AT) divulgou uma lista com os locais com atendimento digital assistido

Entre os vários espaços estão Serviços de Finanças, Espaços Cidadão e Juntas de Freguesia, de acordo com o documento, que pode ser consultado neste link - selecionando depois a opção 'Entrega da declaração MOD. 3 (IRS) pela Internet - Locais com atendimento digital assistido', no menu 'Modelo 3'. 

A lista disponibilizada pelo Fisco apresenta o local por distrito, localidade e morada, e especifica ainda o tipo de serviço, ou seja, se determinado local tem atendimento digital assistido ou por marcação. 

Se pretende efetuar o preenchimento sozinho, mas precisa de uma ajuda extra saiba também que o Fisco disponibiliza um folheto informativo de apoio à entrega da declaração, que pode ser consultado aqui, e explica passo por passo como o pode fazer. 

Mais de 224 mil declarações entregues no 1.º dia

O prazo para a entrega do IRS arrancou na segunda-feira e, até às 17h00, o Portal das Finanças registou a submissão de 224.039 declarações, sendo que 55% foram automáticas, indicou o Ministério das Finanças.

O primeiro dia ficou marcado por falhas no acesso ao Portal das Finanças com alguns contribuintes a registarem dificuldade em preencher e submeter a sua declaração anual do imposto, mas fonte oficial do Ministério das Finanças referiu que, "apesar de algumas perturbações verificadas" ao longo do dia, o acesso foi entretanto "regularizado".

No ano passado, o prazo médio do reembolso dos contribuintes que 'validaram' a declaração automática de IRS foi de 11 dias, um prazo que se deverá manter este ano, segundo o secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, enquanto para a entrega do Modelo 3 deverá chegar aos 16 dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório