Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Película biodegradável da Silvex já chegou aos EUA

A primeira película aderente biodegradável do mundo para conservação doméstica de alimentos, desenvolvida e fabricada pela empresa portuguesa Silvex, já chegou aos Estados Unidos e à Austrália, disse o director de marketing, Hernâni Magalhães.

Película biodegradável da Silvex já chegou aos EUA
Notícias ao Minuto

10:47 - 27/10/13 por Lusa

Economia Conservação

Fundada há 45 anos em Benavente, Portugal, a Silvex, empresa especializada em produtos de proteção e conservação em plástico, papel e alumínio, está "a procurar novas geografias" e recentemente está em experiência, com "algum sucesso", a película biodegradável nos Estados Unidos e na Austrália, afirmou à Lusa Hernâni Magalhães, lembrando que os países tradicionais de exportação estão no Norte da Europa (Suécia, Finlândia e Noruega).

"Nós internacionalmente estamos focados no Norte da Europa, nos mercados mais maduros, mas trabalhamos também na Bélgica e em Itália, portanto nos mercados mais competitivos que procuram outro tipo de produtos [mais os biodegradáveis] e os alternativos com algum 'know-how' de fabrico e valor acrescentado", explicou, adiantando que a marca Silvex está a ter "sucesso nesses países" e crescimento nas exportações.

Nos últimos dois anos, a empresa que trabalha para o mercado nacional e aposta igualmente "em força" na Espanha, tem posicionado a sua marca de consumo para dar mais valor aos produtos fabricados por si.

"Muitas vezes os diferentes produtos iam para o cliente sem marca e isso levou a uma estratégia de reposicionamento que foi feita. Todo o produto que sai da fábrica é um produto da marca Silvex", realçou.

Hernâni Magalhães disse ainda à Lusa que o posicionamento estratégico da marca Silvex passa por ter o mesmo produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados em Portugal, também na Espanha, o que no país vizinho já foi alcançado com algumas referências nos grupos Carrefour e Auchan.

"Esse é um trabalho que estamos a conseguir, é para continuar, e que está a ter aceitação junto do consumidor em Espanha", sublinhou.

Sobre o volume de negócios, a Silvex espera fechar este ano com uma faturação global na casa dos 30 milhões de euros, ligeiramente acima dos 29,8 milhões do ano passado.

Em 2013, as exportações deverão representar entre 38% a 40% da faturação total da Silvex, tendo passado dos 22% a 23% do valor observado dois anos antes.

Os mercados externos foram conquistados pela Silvex através da tecnologia e da Investigação e Desenvolvimento (I&D) que está no "nosso ADN": "Nós temos a tecnologia, temos bons equipamentos, temos o melhor que há em termos de equipamentos de extrusão e de corte, o que nos permitiu conquistar os mercados porque temos um produto de muito boa qualidade, a um preço razoável e que não é importado da Ásia", disse à Lusa.

"Temos é outro 'konw-how' e outra tecnologia e somos muito mais rápidos a pôr os produtos nos mercados de exportação", adiantou o gestor.

No ano de 2008, a Silvex iniciou um projeto de expansão da fábrica para aumentar a capacidade de produção que lhe permitisse não só aumentar as exportações, mas também produzir uma nova família de produtos em plástico biodegradável, por forma a acompanhar a transição dos plásticos de origem fóssil para produtos mais sustentáveis e inovadores, caso do fabrico de sacos de plástico biodegradável a partir do amido de milho.

A empresa de Benavente tem também dado atenção ao I&D como factor de "inovação e diferenciação", tendo investido 623.000 euros em 2012, quando dois anos antes canalizou 395.000 euros para esta área, disse à Lusa Hernâni Magalhães que destacou a aposta da Silvex na área agroindustrial, que poderá acrescentar 10% à faturação global nos próximos três anos.

A empresa coordenou o consórcio do projeto AGROBIOFILM, cofinanciado pela comunidade europeia, tendo desenvolvido o filme agrícola biodegradável e compostável para cobertura do solo, em associação com diversas universidades e centros de investigação em Portugal, Espanha e França, o que lhe vai permitir expandir o negócio com o Mulcht Agrobio nos próximos anos nestes três países.

A Silvex emprega atualmente 240 trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório