Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Se vai levantar dinheiro no estrangeiro, tome nota destas seis dicas

Se vai viajar nos próximos dias, conheça algumas dicas que o podem ajudar a poupar.

Se vai levantar dinheiro no estrangeiro, tome nota destas seis dicas
Notícias ao Minuto

07:00 - 30/03/19 por Noticias ao Minuto

Economia Comissões

Ninguém quer ter imprevistos nas férias - muito menos quando são relacionados com dinheiro. Para evitar estas questões, o ComparaJá.pt apresenta um conjunto de dicas que pode aplicar quando levantar dinheiro no estrangeiro. 

  • Se puder, pague, não levante -  "Fora da zona euro, os bancos cobram comissões tanto pelos pagamentos como pelos levantamentos efetuados com o cartão de crédito (e de débito). No entanto, as comissões são mais baixas se pagar as compras diretamente com o cartão e assim até poupa um dinheiro extra para as lembranças."
  • É melhor levantar dinheiro no aeroporto - "Em certos países, levantar dinheiro em alguns locais pode não ser muito seguro. Por via das dúvidas, o melhor é optar por fazer o levantamento no aeroporto assim que aterrar. Devido à sua segurança e vigilância, este é o local ideal para o fazer sem correr qualquer risco."
  • Faça um 'check' ao seu cartão de crédito - "Antes de iniciar a viagem, certifique-se que o seu cartão de crédito funcionará corretamente no país para onde vai. Para isso, apenas precisa de ver na frente do cartão as redes a que este está ligado (Visa, Mastercard ou American Express)."
  • Verifique as máquinas ATM e TPA’s antes de usar o cartão - "Antes de levantar dinheiro numa máquina multibanco, ou efetuar um pagamento de compras num TPA, certifique-se de que os dispositivos são compatíveis com o seu cartão. Alguns estabelecimentos só aceitam Visa, ao passo que outros apenas Mastercard, por isso deve prestar atenção."
  • Do you speak English? Não? Ajudamo-lo no essencial - "Quando tentar levantar dinheiro no estrangeiro, o mais certo é que a caixa ATM lhe peça para escolher entre várias línguas. Provavelmente não terá a sua língua nativa, pelo que o melhor será optar pelo inglês. Assim sendo, caso se dirija ao multibanco com o objetivo de levantar dinheiro, primeiro terá que inserir os 4 dígitos referentes ao PIN. Depois, no modo Checking Account (referente a conta-corrente) selecione a opção Withdrawal (levantamento)."
  • Tenha cuidado com as fraudes - "As fraudes mais comuns passam pelo cash trapping (que acontece quando o dinheiro levantado fica preso na máquina) e por câmaras ocultas que o filmam a inserir o código. O melhor é evitar caixas automáticas com sinais claros de vandalismo e, caso sinta que foi vítima de fraude, alerte as autoridades e o emissor do seu cartão."

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório