Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Existem oito tipos de empreendedores. Identifica-se com algum deles?

Conheça também quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Existem oito tipos de empreendedores. Identifica-se com algum deles?
Notícias ao Minuto

14:14 - 27/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

A empresa especializada em recursos humanos Adecco diz que existem diferentes tipos de empreendedores, que divergem consoante o setor ou os motivos que o levaram à profissão. 

"Os empreendedores são essenciais para a sociedade e para as empresas. Atuam na mudança de paradigma  das sociedades, na evolução e na melhoria das empresas através de soluções inovadoras e são um importante motor da nossa cultura de consumo. Existem muitos tipos de emprendedores", refere a Adecco, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Conheça os diferentes perfis e veja se se identifica com algum deles: 

  • O empreendedor visionário. "Aquele que se atreve em qualquer setor. Não tem medo do fracasso e por isso está constantemente à procura de novas ideias com as quais criar e empreender. Passional e vocacional, também é uma pessoa persuasiva e comunicativa embora possa parecer instável e inconstante."
  • O empreendedor por necessidade. "Procura novos rumos para poder criar uma mudança profissional, já que geralmente está insatisfeito com a sua atual profissão. Também pode ser alguém que precisa de uma ocupação e, portanto, procura iniciar o seu próprio negócio. Normalmente, é tenaz e constante na procura de um bom plano. Antes de empreender com sucesso, precisa desenvolver a sua personalidade empreendedora."
  • O empreendedor investidor. "Tem capital e decide mais facilmente criar uma empresa. A rentabilidade do seu investimento é o seu objetivo máximo. Tem mais medo do risco e isso pode impedir alguns projetos."
  • O empreendedor que procura oportunidades. "Racional e analítico, pode tornar-se muito frio e calculista. Mesmo assim, geralmente são muito versáteis."
  • O empreendedor por acaso. "A sorte desempenha um papel importante neste tipo de empreendedor. Está no lugar certo na hora certa. Mas ele não tem medo de mudanças ou retrocessos. Ele sabe aproveitar para empreender."
  • O empreendedor especialista. "Aproveita os erros dos outros para encontrar uma oportunidade para o seu negócio. Ele pode não ter uma ótima ideia, mas sabe aproveitar as lacunas nas outras ideias. Como especialista numa área, geralmente precisa de apoio de outras."
  • O empreendedor persuasivo. "Perseverante e constante, tem boas habilidades de comunicação. Geralmente já tem prestígio dentro do seu setor. Acredita muito no seu projeto e em si, o que faz com que os outros também acreditem, no entanto, peca por não se concentrar o suficiente no seu objetivo: a empresa."
  • O empreendedor intuitivo. "Segue os seus impulsos. Tem empatia e geralmente sabe ouvir. A paixão é um dos seus pontos fortes e, portanto, sabe como arriscar. Mas isso é o que pode gerar um sentimento de vertigem nos outros."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório