Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Défice é "histórico e virtuoso" e não resulta de cortes ou impostos

Défice de 2018 fixou-se em 0,5% do PIB no conjunto do ano passado, melhor do que as previsões do Governo.

Défice é "histórico e virtuoso" e não resulta de cortes ou impostos

O primeiro-ministro, António Costa, classificou o resultado do défice de 2018 como "histórico e virtuoso", depois de o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) ter anunciado que se fixou em 0,5% do PIB no conjunto do ano passado, melhor do que as previsões do Governo.

"Um resultado histórico e virtuoso, que não resulta do corte na despesa nem do aumento dos impostos mas do crescimento da economia, do emprego e da recuperação da credibilidade internacional que reduz a despesa com a dívida", escreveu o primeiro-ministro na rede social Twitter. 

Em fevereiro, o ministro das Finanças, Mário Centeno, disse no parlamento que o défice orçamental de 2018 ficou próximo de 0,6% do PIB, revendo em baixa a última estimativa do executivo, mas afinal o resultado foi ainda melhor. 

O primeiro-ministro atribui esta melhoria às políticas em vigor e acrescenta ainda que Portugal está melhor preparado para a conjuntura internacional. 

"Esta redução resulta de uma política que devolveu confiança, através da melhoria do rendimento das famílias e o apoio ao investimento das empresas. Agora estamos mais bem preparados para a conjuntura internacional e para continuar a reforçar o investimento público", escreveu António Costa. 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório