Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo destaca contributo de João Vasconcelos no universo das startups

O antigo secretário de Estado faleceu, esta terça-feira, vítima de morte súbita.

Marcelo destaca contributo de João Vasconcelos no universo das startups
Notícias ao Minuto

12:02 - 26/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Reação

Multiplicam-se as reações após a morte súbita do antigo secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos. Em breves palavras sobre o seu percurso, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o contributo de João Vasconcelos na viragem para o universo das startups e da economia digital.

"Houve esta coincidência infeliz, de estar aqui na Farfetch, que foi uma das mais famosas startups, isto é, empresas que arrancaram numa nova onda que surgiu em Portugal há uns anos. E ele [João Vasconcelos] esteve muito ligado a essa paixão. Foi essencial como criador, como promotor, como entusiasta dessa viragem. Tenho a teoria de que as pessoas acabam por morrer como vivem: ele viveu apaixonadamente, arrebatadamente, esta mudança da economia digital portuguesa e acabou por morrer de repente, da mesma forma como viveu", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, na unidade da Farfetch, em Braga. 

Fonte do PS confirmou que João Vasconcelos morreu subitamente, mas só a autópsia poderá revelar a causa da morte.

O antigo secretário de Estado deixou o Executivo de António Costa em julho de 2017, na sequência da polémica das viagens ao Europeu de 2016, após ser constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigava "o pagamento pela Galp Energia S.A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016", o qual acabou por ser arquivado.

João Vasconcelos, de 43 anos, foi diretor executivo da Startup Lisboa, entre 2011 e 2015 e anteriormente tinha desempenhado funções de adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro, para a área dos assuntos regionais e económicos, entre 2005 e 2011. Destacou-se ainda por liderar o processo da vinda da Web Summit para Portugal 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório