Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Pensões da Função Pública serão revistas. Governo vai "cumprir" acórdão

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garante que a determinação do Tribunal Constitucional é para cumprir.

Pensões da Função Pública serão revistas. Governo vai "cumprir" acórdão
Notícias ao Minuto

11:48 - 26/03/19 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Governo

O jornal Público noticiou, esta terça-feira, que cerca de 100 mil pensões atribuídas aos funcionários públicos desde 2013 vão ser revistas, na sequência de um acórdão do Tribunal Constitucional que declara inconstitucional o número 1 do artigo 43.º do Estatuto da Aposentação aprovado pelo anterior governo.

Em causa está o facto de a referida norma determinar que as regras de cálculo para a atribuição do valor da pensão fossem aquelas em vigor aquando do despacho de deferimento da pensão.

Com a decisão do Constitucional, as regras serão alteradas e a data a ser tida em conta para o cálculo das pensões a atribuir aos funcionários públicos será a do pedido de aposentação.

“O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a analisar o Acórdão Nº 134/2019 do Tribunal Constitucional, nomeadamente através da Caixa Geral de Aposentações (CGA), relativamente às respetivas consequências legais e administrativas no sentido do cumprimento do mesmo”, lê-se na nota enviada pelo Governo às redações, segundo a qual o Executivo “assume a responsabilidade do cumprimento integral do Acórdão, cuja disposição legal remonta a uma alteração legislativa proposta pelo anterior governo”.

De referir ainda que segundo o noticiado pelo Público, haverá casos em que as pensões vão ser revistas em alta.

Face ao exposto, o Ministério do Trabalho garante que a Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a "analisar o acórdão, bem como os termos da sua aplicação, não necessitando os pensionistas de contactar os serviços da CGA".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório