Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Taxa de poupança das famílias acelerou na reta final do ano passado

Isto acontece depois de no terceiro trimestre a taxa de poupança ter caído para mínimos históricos.

Taxa de poupança das famílias acelerou na reta final do ano passado
Notícias ao Minuto

11:15 - 26/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia INE

A taxa de poupança das famílias acelerou na reta final do ano passado. De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a taxa de poupança das famílias aumentou para 4,6% do rendimento disponível no 4.º trimestre. 

"Como se observa, a taxa de poupança das Famílias aumentou para 4,6% do rendimento disponível (mais 0,5 p.p. que no trimestre anterior), em resultado de um acréscimo do rendimento disponível superior ao da despesa de consumo final", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas. 

No trimestre anterior, a taxa de poupança tinha caído para mínimos, depois de ter descido para 4% do rendimento disponível. 

"O aumento mais acentuado do rendimento disponível das Famílias foi determinado pelo crescimento de 1,9% das remunerações no 4º trimestre de 2018 (aumento de 1,1% no trimestre anterior) e adicionalmente pelo acréscimo de 2,3% das prestações sociais recebidas", refere o INE, destacando que isto "reflete o efeito do pagamento do subsídio de Natal por inteiro nas remunerações pagas pelas AP e nas pensões".

No entanto, em termos anuais verifica-se uma descida da taxa de poupança, uma vez que em 2017 era de 4,7% e em 2016 era de 5%. Em 2013, a taxa de poupança era de 7,8%, bem acima dos atuais 4,6%. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório