Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Há 132 municípios que 'dão' desconto no IRS. O seu é um deles?

Há autarquias que abdicam da taxa de participação no IRS que pode ir até aos 5%, conferindo um desconto aos seus contribuintes.

Há 132 municípios que 'dão' desconto no IRS. O seu é um deles?
Notícias ao Minuto

09:26 - 26/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

Este ano há mais municípios que dão desconto no IRS. De acordo com a lista oficial divulgada pelo Fisco, sobre a taxa de participação no IRS dos municípios, de um total de 304 municípios que comunicam estes valores ao Fisco, cerca de 132 dão desconto aos seus contribuintes

Isto porque os municípios têm direito a ficar com 5% do valor de deduções à coleta dos cidadãos que moram nessa região. Porém, há autarquias que abdicam deste valor, conferindo um desconto ao contribuinte.

Segundo a lista oficial, disponibilizada pela Autoridade Tributária (AT), do universo de 304 municípios, cerca de 172 autarquias ficam com os 5% da coleta e os restantes 132 ficam apenas com uma parte dessa percentagem e devolvem o resto aos contribuintes. Há ainda os que devolvem a totalidade da taxa, que são 24 - o mesmo número que no ano passado

Para saber se o município onde reside devolve, ou não, a taxa de participação, deve conferir na lista o respetivo concelho. Caso a percentagem seja 0% significa que a sua autarquia lhe vai devolver a totalidade do valor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório