Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Crescimento do PIB este trimestre deverá ultrapassar o último de 2018

O crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano deverá ser superior ao verificado no quarto trimestre de 2018, estima o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Crescimento do PIB este trimestre deverá ultrapassar o último de 2018
Notícias ao Minuto

16:28 - 25/03/19 por Lusa

Economia ISEG

Numa síntese de conjuntura enviada hoje, a instituição adianta que "os indicadores parciais disponíveis apontam para uma aceleração do crescimento da Procura Interna, em especial do Investimento, e um contributo negativo da Procura Externa Líquida, mas considera-se mais provável que o crescimento homólogo no primeiro trimestre de 2019 possa superar o verificado no quarto trimestre de 2018".

Em 28 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a economia portuguesa cresceu 2,1% em 2018, menos 0,7 pontos percentuais do que o registado no ano anterior e abaixo da previsão do Governo, que esperava 2,3%.

Já só no quarto trimestre de 2018, o PIB registou uma taxa de variação homóloga de 1,7%, tendo sido de 2,1% no trimestre anterior.

De acordo com o ISEG, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Eurostat e outros, "em geral, os indicadores de confiança das empresas iniciaram o ano de 2019 acima dos níveis atingidos no final de 2018, mas o indicador de confiança dos consumidores continuou a descer".

A instituição revela ainda que por áreas de atividade, "focando exclusivamente o mês de fevereiro e usando dados corrigidos de sazonalidade", verifica-se "que nos setores da indústria, construção e comércio a retalho os respetivos indicadores de confiança subiram, enquanto o indicador de confiança dos serviços desceu".

Esta aceleração contribuiu para um aumento do indicador de tendência da atividade global.

"Em síntese, o ano iniciou-se com uma evidente subida do indicador global de atividade que superou os valores obtidos na segunda metade de 2018", referem.

No dia 13 de março, a instituição revelou que o seu índice de confiança na economia fixou-se nos 34,5 em fevereiro, o correspondente a "uma estabilização", face ao índice de janeiro, de 34,4.

"O índice de confiança do ISEG apurado para fevereiro de 2019 e relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo foi de 34,5 o que corresponde, no essencial, a uma estabilização do índice de confiança do painel na evolução da conjuntura face ao valor do índice apurado no mês de janeiro, que foi de 34,4", indicou a nota do ISEG.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório