Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"Macau quer ganhar mercado internacional e ser conhecido além do jogo"

Macau quer conquistar mercado turístico internacional, nomeadamente europeu, apostar na qualificação e ser um território conhecido para além da indústria do jogo, disse à Lusa a diretora dos Serviços de Turismo.

"Macau quer ganhar mercado internacional e ser conhecido além do jogo"
Notícias ao Minuto

07:11 - 24/03/19 por Lusa

Economia Diretores

"Nós não queremos que Macau, no futuro, seja mencionado só pela indústria do jogo", admitiu Helena de Senna Fernandes em entrevista à Lusa. Mas "esse não é um caminho fácil", acrescentou.

"Em termos de Governo, queremos ver outras indústrias a crescer, utilizando a indústria do jogo (..), tais como convenções, indústrias criativas e a indústria da gastronomia, que estamos a desenvolver muito", explicou.

Contudo, a responsável da Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau defendeu que "é importante continuar a investir nos mercados europeus, asiáticos e americanos (...) e ter visão mais alargada do que (...) os destinos vizinhos. E para isso é importante o mercado europeu".

"A nossa ligação à Europa é importante porque foi [com] esta nossa ligação, sobretudo com Portugal, que se conseguiu o Macau de hoje. Sem esta ligação não podíamos ter este património mundial", frisou.

"Não quer dizer que vamos transformar de repente Macau num destino completamente internacional porque para ser destino internacional temos ainda que lutar mais e há muitas coisas para fazer", ressalvou Helena de Senna Fernandes.

Sobre a qualificação de profissionais na área do turismo, num território que cresceu 211% entre 1999 e 2018, passando de 11,5 para 35,8 milhões de turistas, a diretora do DST admitiu a existência de desafios a superar, mas sublinhou que as autoridades estão atentas.

"Eu sei que da parte da nossa indústria já se está a dizer que há carência em várias áreas e estamos a discutir a melhor forma de formar (...) as pessoas locais", afirmou.

Por outro lado, "existindo essas carências" é preciso analisar, considerou a responsável. "Se não é possível encontrar essas pessoas em Macau, como é que podemos encontrar pessoas qualificadas".

O tratamento de dados turísticos é outra das prioridades da Região Administrativa Especial de Macau: "o turismo inteligente faz parte do grande projeto do Governo da RAEM da cidade inteligente", afirmou.

"Estamos a apostar mais, numa primeira fase, em como podemos fazer uma previsão de turistas que vão para diferentes áreas de Macau", sustentou.

Por isso, o DST vai "lançar já, agora no primeiro trimestre, um 'website' que vai dar informações aos turistas sobre a previsão dos turistas nas próximas quatro horas, 24 horas e próximos sete dias, para que as pessoas possam planear melhor as suas viagens e evitar também os fluxos maiores e contração maior e turistas", acrescentou.

"O 'website' vai dar informação sobre 20 atrações turísticas de Macau. Já testámos no Ano Novo chinês, os resultados foram bastante positivos", adiantou, referindo-se ao teste de lançamento de três projetos, previstos para este ano, em parceria com grupo Alibaba, na área do turismo: plataforma de trocas de dados do turismo, aplicação de observação dos visitantes e aplicação do fluxo de visitantes.

A monitorização é feita em várias áreas, como na saída e entrada dos postos fronteiriços e em 20 locais turísticos.

Os chineses constituem a esmagadora maioria dos 35,8 milhões de turistas que visitaram Macau em 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório