Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ministro: País está no "pelotão da frente" na execução de fundos europeus

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, disse hoje que Portugal está no "pelotão da frente" na execução dos fundos europeus, mas também já está a trabalhar com os autarcas na preparação do próximo quadro comunitário.

Ministro: País está no "pelotão da frente" na execução de fundos europeus
Notícias ao Minuto

16:58 - 22/03/19 por Lusa

Economia Nélson de Souza

"As coisas estão a correr bem, de acordo com o previsto. Portugal é um dos países que vai no pelotão da frente da execução dos fundos comunitários", afirmou, enquanto destacava, em declarações à Lusa, o trabalho em curso com os municípios no sentido de preparar a transição para o "Portugal 2030".

Nelson de Souza e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, participaram hoje, em Fafe, numa reunião do Conselho Regional do Norte que reuniu dezenas de autarcas do território.

"Começamos agora, juntamente com todos os atores que estão no terreno, a preparar o próximo quadro, para que não se criem hiatos entre o final do período de aprovação deste quadro e o início de aplicação do próximo", observou.

Estas afirmações surgem numa altura em que o aproveitamento dos fundos comunitários por Portugal é alvo de crítica.

O ministro insistiu que os "hiatos perturbam o bom andamento e funcionamento do investimento e das condições em que se realiza". Por isso, reforçou Nelson de Souza, já decorrem "as primeiras conversas para transmitir informação sobre o ponto da situação e o que deve ser financiado".

"Temos um quadro de prioridades bem claro, que os fundos estruturais não devem financiar tudo e todos, ou seja, devemos pôr os ovos naqueles cestos que correspondem a prioridades", indicou.

Voltando ao atual quadro comunitário, Portugal 2020, nomeadamente na matéria de execução dos fundos, o governante referiu que os resultados conhecidos se devem a "muita gente", destacando "aqueles que estão no terreno, que são os municípios, as empresas e as organizações do setor social".

"Nesta matéria, sentimo-nos sempre insatisfeitos, porque falta sempre outro tanto para fazer. É isso mesmo que nos motiva para, permanentemente, encontrarmos soluções para os problemas. É esse o nosso objetivo", assinalou.

A reunião de hoje serviu também para fazer o ponto da situação em relação ao Portugal 2020, cujos resultados finais, referiu à Lusa, só será possível apurar dentro de alguns anos.

"Este quadro comunitário de apoio termina no próximo ano em matéria de aprovações de projeto, mas em matéria de execução ele prolonga-se até 2023. Temos muito trabalho para fazer ainda neste quando comunitário de apoio", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório