Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Estudo sobre interligação Portugal-Marrocos concluído em breve

O presidente da REN disse hoje que a elaboração de um estudo sobre a interligação energética entre Portugal e Marrocos foi entregue a uma entidade especialista, referindo que "não faltará muito tempo" para estar concluído.

Estudo sobre interligação Portugal-Marrocos concluído em breve
Notícias ao Minuto

20:39 - 21/03/19 por Lusa

Economia REN

"Está, neste momento, a ser feito um estudo que foi comissionado pelo Governo português e pelo Governo marroquino a uma entidade especialista [...]. Creio que, não faltará muito tempo, para que esteja pronto", disse Rodrigo Costa, que falava aos jornalistas durante a apresentação dos resultados da empresa.

De acordo com a declaração conjunta assinada em maio do ano passado, a REN - Redes Energéticas Nacionais e a sua homóloga marroquina tinham até ao final de 2018 para apresentarem uma proposta de anteprojeto de construção e modelo de financiamento para a interligação elétrica Portugal-Marrocos.

"Achamos que [o projeto] poderá ser muito importante para criar mais uma ponte para outro sistema elétrico. Não deverá faltar muito tempo para podermos ver o estudo e só depois é que se poderá tirar alguma elação", defendeu o líder da REN.

No entanto, Rodrigo Costa ressalvou que um projeto deste tipo não deverá ter impacto no ano seguinte.

"Demora muito tempo a ser projetado, depois têm que ser feitos todos os licenciamentos. São projetos complexos. Não vai ter impactos de curto prazo e não contámos com isso nos nossos planos", indicou.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais registou 115,7 milhões de euros de lucro em 2018, menos 8,1% do que no ano anterior, foi hoje anunciado.

"A REN registou um resultado líquido de 115,7 milhões de euros em 2018, um recuo de 8,1% penalizado principalmente pela maior taxa de imposto efetiva a qual, com a manutenção da Contribuição Especial para o Setor Energético (CESE), ascendeu a 42%", disse, em comunicado, a empresa liderada por Rodrigo Costa.

Por sua vez, o EBITDA (lucros antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) totalizou 492,3 milhões de euros, mais 1% do que no período homólogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório