Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Relação confirma sentença que impõe coima de 50.000 euros à Meo

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a multa de 50.000 euros que a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) decidiu aplicar à Meo em abril do ano passado.

Relação confirma sentença que impõe coima de 50.000 euros à Meo
Notícias ao Minuto

14:59 - 21/03/19 por Lusa

Economia Anacom

De acordo com o acórdão, consultado pela agência Lusa, na sequência de um recurso apresentado pela operadora, o Tribunal acordou "julgar não provido o recurso interposto pela arguida/requerente "MEO -- Serviços de Comunicações e Multimedia", confirmando-se na sua totalidade a sentença condenatória recorrida".

A Meo tinha já apresentado um recurso ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que, em dezembro, decidiu também manter a coima à empresa.

Na fundamentação apresentada para a decisão, o Tribunal da Relação de Lisboa diz mesmo que "as coimas determinadas pela autoridade administrativa recorrida e mantidas pelo tribunal recorrido se demonstram como justas e proporcionadas, na linha da fundamentação do tribunal recorrido, caindo a argumentação expendida pela recorrente".

Assim, "não se verifica qualquer das nulidades invocadas ou dos vícios de sentença suscitados, improcedendo todos os demais fundamentos dos recursos", de acordo com o documento, que mantém assim a sentença condenatória do Tribunal da Concorrência.

A empresa foi condenada por duas violações da obrigação de efetuar a ligação das infraestruturas de telecomunicações de edifícios à rede pública de comunicações apenas após a emissão do termo de responsabilidade pela execução da instalação e por duas violações da obrigação de utilização das infraestruturas de telecomunicações já instaladas, sempre que as mesmas permitam suportar os serviços a prestar e a tecnologia a disponibilizar, factos ocorridos em 2013 e 2015.

Em causa no processo, consultado pela Lusa, estão, nomeadamente, "exigências de prevenção elevadas", entendendo o regulador ser necessário impedir que outros pratiquem o mesmo tipo de crime, "fragilizando o sistema instituído para a instalação de infraestruturas de telecomunicações em edifícios".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório