Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Endividamento arrancou o ano a subir. Era de 720 mil milhões em janeiro

No último mês de 2018, o endividamento situava-se nos 716,1 mil milhões de euros, o que significa que o endividamento arrancou o ano a subir.

Endividamento arrancou o ano a subir. Era de 720 mil milhões em janeiro
Notícias ao Minuto

11:01 - 21/03/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia BdP

O endividamento da economia arrancou o ano a subir. O Banco de Portugal (BdP) divulgou, esta quinta-feira, os dados de janeiro que deram conta de um aumento do endividamento da economia para 720 mil milhões de euros. No último mês de 2018, o endividamento situava-se nos 716,1 mil milhões de euros. 

"Em janeiro de 2019, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 720,0 mil milhões de euros, dos quais 320,8 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 399,2 mil milhões de euros ao setor privado", pode ler-se num comunicado divulgado pelo supervisor. 

Este aumento em comparação com dezembro, sublinhe-se, justifica-se em grande parte com o aumento do endividamento no setor público, de acordo com o BdP. 

"Relativamente a dezembro de 2018, o endividamento do setor não financeiro aumentou 3,9 mil milhões de euros. Este aumento resultou do incremento de 3,8 mil milhões de euros no endividamento do setor público e de 0,2 mil milhões de euros no endividamento do setor privado", conforme se pode ler no relatório.

Em consequência, "a subida do endividamento do setor público resultou no aumento do financiamento concedido por todos os setores financiadores, com exceção das próprias administrações públicas", explica o BdP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório