Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bayer cai mais de 10% após decisão de tribunal nos EUA sobre herbicida

Os títulos da gigante química caíram hoje mais de 10% no mercado de ações de Frankfurt, após um novo revés na sua subsidiária Monsanto, nos Estados Unidos.

Bayer cai mais de 10% após decisão de tribunal nos EUA sobre herbicida
Notícias ao Minuto

08:53 - 20/03/19 por Lusa

Economia Empresas

Pelas 08:05 em Lisboa, a Bayer caia 10,75%, para os 62,20 euros, na bolsa de Frankfurt.

O herbicida Roundup foi considerado na terça-feira um "fator substancial" no cancro desenvolvido pelo septuagenário Edwin Hardeman, de acordo com um júri norte-americano.

Os jurados disseram que o queixoso demonstrou que o Roundup foi um "fator substancial" para o seu cancro, encerrando assim a primeira fase deste processo, aberto em 25 de fevereiro.

Por pedido do grupo alemão Bayer (que comprou a Monsanto no ano passado), os debates foram organizados em duas fases: uma, "científica", consagrada à responsabilidade do Roundup na doença, e uma segunda, para abordar uma eventual responsabilidade do grupo.

Quando o veredito foi divulgado, o queixoso e os seus advogados abraçaram-se. "Estamos muito satisfeitos", reagiu uma advogada de Hardeman, Jennifer Moore.

De sinal contrário foi a reação da Bayer que, em comunicado, declarou: "Estamos dececionados".

A segunda fase do processo, que é o primeiro ao nível federal, vai começar na quarta-feira e deve, desta vez, procurar resposta para as questões: a Monsanto conhecia os riscos? Escondeu-os? Se sim, quais são as indemnizações que deve pagar?

Em agosto, um veredito histórico condenou o grupo agroquímico a pagar 289 milhões de dólares (255 milhões de euros) a um jardineiro doente com cancro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório