Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Já pode escolher a entidade para beneficiar de 0,5% do seu IRS

Pode escolher ajudar várias entidades, entre as quais bombeiros, associações, lares ou jardins de infância. Através da consignação do IRS, os contribuintes podem direcionar essa percentagem para uma organização.

Já pode escolher a entidade para beneficiar de 0,5% do seu IRS
Notícias ao Minuto

07:47 - 20/03/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

O prazo para a entrega da declaração do IRS aproxima-se e, tal como aconteceu nos anos anteriores, este ano também poderá escolher uma entidade à qual pode 'doar’ 0,5% do seu IRS. Para isso, deve escolher uma das entidades que constam na lista oficial divulgada pela Autoridade Tributária (AT). 

A lista pode ser consultada neste link - clicando na caixa de pesquisa, junto ao NIF - e este ano inclui 4.034 instituições, o que significa que este ano há mais organismos que podem ser ajudados, desde lares a bombeiros e entre outras instituições. 

No ano passado, saliente-se, a lista oficial do Fisco disponibilizava 3.720 entidades. 

Na prática há duas opções: a primeira é consignar 0,5% do imposto, sendo que o dinheiro será encaminhado para a entidade escolhida sem qualquer custo para o contribuinte; a segunda implica que o contribuinte desconte esse valor do benefício IVA, sendo que esse valor deixa de poder ser deduzido no IRS e o contribuinte irá perder uma parte da poupança que garantiu com as despesas.

Para ajudar uma instituição só terá que aceder à lista, escolher uma entidade, tomar nota do número de contribuinte da mesma e, posteriormente, preenche-lo no Modelo 3 do IRS. Terá de fazer este passo mesmo que esteja abrangido pelo IRS automático. 

Em alternativa, pode indicar já na sua área pessoal qual a entidade escolhida. Assim, o número de contribuinte estará já incluído na declaração de IRS pré-preenchida que a AT colocará no Portal das Finanças a partir de 1 de abril - data em que arranca o prazo para a entrega do IRS.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório