O prazo para a entrega da declaração do IRS aproxima-se e, tal como aconteceu nos anos anteriores, este ano também poderá escolher uma entidade à qual pode 'doar’ 0,5% do seu IRS. Para isso, deve escolher uma das entidades que constam na lista oficial divulgada pela Autoridade Tributária (AT).
A lista pode ser consultada neste link - clicando na caixa de pesquisa, junto ao NIF - e este ano inclui 4.034 instituições, o que significa que este ano há mais organismos que podem ser ajudados, desde lares a bombeiros e entre outras instituições.
No ano passado, saliente-se, a lista oficial do Fisco disponibilizava 3.720 entidades.
Na prática há duas opções: a primeira é consignar 0,5% do imposto, sendo que o dinheiro será encaminhado para a entidade escolhida sem qualquer custo para o contribuinte; a segunda implica que o contribuinte desconte esse valor do benefício IVA, sendo que esse valor deixa de poder ser deduzido no IRS e o contribuinte irá perder uma parte da poupança que garantiu com as despesas.
Para ajudar uma instituição só terá que aceder à lista, escolher uma entidade, tomar nota do número de contribuinte da mesma e, posteriormente, preenche-lo no Modelo 3 do IRS. Terá de fazer este passo mesmo que esteja abrangido pelo IRS automático.
Em alternativa, pode indicar já na sua área pessoal qual a entidade escolhida. Assim, o número de contribuinte estará já incluído na declaração de IRS pré-preenchida que a AT colocará no Portal das Finanças a partir de 1 de abril - data em que arranca o prazo para a entrega do IRS.