Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Cinco sábios" reveem em baixa crescimento da Alemanha para 0,8%

O conselho de assessores do Governo federal alemão, denominado "cinco sábios", previu hoje que a economia alemã só vai crescer 0,8% este ano, uma estimativa que baixa em sete décimas a previsão de novembro.

"Cinco sábios" reveem em baixa crescimento da Alemanha para 0,8%
Notícias ao Minuto

11:37 - 19/03/19 por Lusa

Economia Dados

"O ritmo de expansão da economia alemã caiu de forma visível", assegura o relatório dos "cinco sábios", que serão recebidos hoje pela chanceler alemã, Angela Merkel, para explicarem a análise da situação.

Comparativamente, o Produto Interno Bruto (PIB) da maior economia europeia cresceu no ano passado 1,4%, que foi o nível mais baixo desde 2014.

No relatório de primavera, os economistas apontam como causas para esta significativa desaceleração fatores conjunturais, como "os problemas da produção na indústria automobilística e química" e questões de fundo, como a queda das exportações nalguns mercados e os limites de produção nalguns setores.

No documento, os economistas também advertem que os "riscos" para a economia alemã são muito elevados este ano devido à incerteza associada ao 'Brexit', o conflito comercial entre os Estados Unidos e a China e a possibilidade de uma desaceleração mais abrupta do que o previsto da economia chinesa.

O estudo sublinha, contudo, que a "robusta" situação da situação da economia interna faz com que "não se espere uma recessão" técnica, situação à qual quase que a Alemanha chegou em finais de 2018, quando terminou o terceiro trimestre com um recuo e o quarto estagnado.

Esta boa situação interna é sustentada num mercado laboral muito sólido, referem os economistas, adiantando que esperam que o emprego continue a crescer e os salários a subir. Os economistas também estimam que o consumo privado, o setor da construção e os gastos públicos continuem a subir.

O conselho de assessores mantém a taxa de desemprego para este ano em 4,8% e o excedente das contas públicas no equivalente a 1,2% do PIB, mas desce a taxa de inflação homóloga para 1,5%, menos seis décimas que o previsto em novembro.

Só uma guerra comercial poderia pôr de joelhos a economia alemã, argumentam os "cinco sábios".

"Tendo em conta a desaceleração dinâmica da economia mundial uma espiral de medidas protecionistas teria o potencial para levar a economia alemã a entrar em recessão", adiantam.

Entretanto, os "cinco sábios" preveem uma certa recuperação da maior economia europeia para 2020 ao estimarem uma taxa de crescimento do PIB alemão de 1,7%.

Para 2020, os economistas apontam para uma taxa de desemprego de 4,6%, um excedente das contas públicas de 1% do PIB e uma taxa de inflação de 1,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório