Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

IP lança concurso para reabilitar troço Espinho/Gaia da Linha do Norte

A reabilitação do troço Espinho - Vila Nova de Gaia da linha do Norte, num total de cerca de 17 quilómetros, vai custar 49 milhões de euros, indicou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

IP lança concurso para reabilitar troço Espinho/Gaia da Linha do Norte
Notícias ao Minuto

18:13 - 18/03/19 por Lusa

Economia Obras

Em causa obras integradas no projeto de modernização do troço Ovar - Vila Nova de Gaia da Linha do Norte, que no total custa 160 milhões de euros, sendo que hoje foi lançado o concurso público da empreitada que visa Espinho/Gaia.

Em resposta remetida à agência Lusa, a IP aponta que o prazo para o desenvolvimento dos trabalhos é de 660 dias.

Quanto ao concurso público hoje publicado em Diário da República, este diz respeito à reformulação das peças de procedimento relativas ao concurso inicial que, em virtude dos atrasos inerentes à entrega do projeto à IP e à necessidade posterior de reformulação do mesmo pelo projetista, foi relançado.

A IP explica que "optar por outra solução que não o relançamento do concurso poderia significar um atraso muito superior aquele que decorrerá desta decisão".

Quanto à intervenção, a executar ao longo de um troço com cerca de 17 quilómetros, esta envolve a renovação integral da superestrutura da plena de via, bem como a eliminação de todas as passagens de nível rodoviárias e pedonais.

Para dar continuidade a este plano serão construídos 16 desnivelamentos.

Soma-se o alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros, bem como a alteração do 'layout' das estações de Granja e Vila Nova de Gaia.

A IP descreve, por fim, que serão criadas duas vias de resguardo eletrificadas, com 750 metros, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias.

Cofinanciada por fundos comunitários, a empreitada geral que enquadra este projeto, a requalificação da linha do Norte entre Ovar, distrito de Aveiro, e Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, está inserida no programa de investimentos na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020.

Na sua nota, a IP garante que o projeto será "executado de forma faseada de forma a minimizar os impactos na circulação na Linha do Norte".

No total o investimento estimado é de cerca de 160 milhões de euros, estando em causa diferentes trabalhos desde construção, a sinalização, telecomunicações, projetos, fiscalizações, aquisição de materiais, entre outros.

A presente ação integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação "Linha do Norte - Modernização do Troço Ovar - Gaia", referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório