Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Empresas devem ser "mais amigas da vida familiar"

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, instou hoje os empresários a tornarem as suas empresas mais amigas da vida familiar, referindo que a conciliação entre o trabalho e a vida familiar é uma necessidade "urgente".

Empresas devem ser "mais amigas da vida familiar"
Notícias ao Minuto

15:35 - 18/03/19 por Lusa

Economia Vieira da Silva

"Sem pôr em causa a competitividade, temos que pensar como podemos tornar as empresas mais amigas da vida familiar. Não é apenas a questão da natalidade, mas durante todo o ciclo de vida", disse o governante que falava hoje na apresentação de um estudo sobre o tema.

Sobre o assunto o ministro questionou a plateia de empresários: "Em quantas empresas não é considerado melhor trabalhador aquele que fica mais tempo? Esse que é o instrumento de maior antagonismo da conciliação da vida familiar", disse.

Para o ministro, o quadro legislativo em Portugal nesta matéria está próximo das boas práticas europeias, mas é necessário mais pois este é um "desafio" que não tem vindo a ser ganho.

"Tem muito a ver com o diálogo social e tem tudo a ver com a contratação coletiva e com a prática das empresas", disse lembrando que a conciliação da vida familiar com a profissional é uma necessidade "absoluta e urgente" para manter uma sociedade "capaz de criar riqueza, valor, mas também serem coesas".

A falta de conhecimento da lei, o receio de perder o emprego ou de repercussões estão entre as causas que inibem os trabalhadores de usarem medidas de conciliação entre a vida profissional e familiar, segundo um estudo hoje divulgado desenvolvido pela Nova School of Business and Economics e produzido para a CIP - Confederação Empresarial de Portugal, que será apresentado hoje na conferência "Desafios à Conciliação Família-Trabalho", em parceria com a Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

O estudo, baseado em entrevistas a empresas e análises académicas, indica que, apesar de a legislação portuguesa prever incentivos à conciliação entre a vida profissional e familiar, "não é totalmente certo que os colaboradores as utilizem com frequência" já que há um conjunto de situações "que funcionam como inibidores e barreiras à utilização" das medidas.

Entre eles estão a "falta de conhecimento sobre a legislação em vigor e os direitos já salvaguardados e à sua disposição" bem como a "falta de conhecimento das medidas oferecidas" pelas empresas.

Também "atitudes e emoções negativas de resistência" à utilização das normas previstas na lei ou pela empresa "por insegurança pessoal, receio de repercussões (informais) de chefias e colegas, receio de perda de oportunidade de progressão na carreira ou de perda do próprio emprego" estão entre os principais fatores inibidores apontados.

O documento refere que as empresas podem estar, "sem conhecimento e intenção, a impedir a adoção generalizada destas medidas" devido à "falta de comunicação interna e divulgação dos benefícios" ou à "falta de exemplos das chefias na utilização de certas políticas" e ainda devido à "falta de apoio e de incentivo".

As entrevistas realizadas a várias empresas no âmbito do estudo mostram que as organizações disponibilizam medidas de conciliação entre a vida familiar e profissional, embora "aparentemente de forma informal" no caso daquelas de menor dimensão.

Esta situação pode ser explicada por vários motivos, entre os quais "por se tratarem de pequenas e médias empresas, onde a cultura empresarial é informal e de grande proximidade entre chefias e colaboradores" ou porque "as empresas foram pressionadas a implementar tais medidas devido à, aparente, natureza "conflituosa" da sua atividade, por exemplo, em fábricas ou 'call centers'", lê-se no estudo.

Para ultrapassar o problema, os autores sugerem colocar o tema na agenda da Concertação Social "e promover um diálogo menos extremado" com vista a serem definidos "incentivos às empresas e instituições que promovam a conciliação entre a vida profissional e familiar, designadamente pelo recurso à flexibilidade no horário de trabalho ou ao trabalho a tempo parcial".

Os autores defendem ainda que o Governo deve definir uma estratégia nacional para a promoção da conciliação entre família e trabalho em Portugal, sublinhando que a discussão sobre o tema "pode ser reforçada no discurso do Estado".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório