Meteorologia

  • 18 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Câmara de Gouveia apoia ovinos da raça Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Gouveia decidiu atribuir vários incentivos financeiros aos agricultores do concelho, que vão desde o apoio ao efetivo ovino da raça Serra da Estrela, até à produção de leite, foi hoje anunciado.

Câmara de Gouveia apoia ovinos da raça Serra da Estrela
Notícias ao Minuto

10:30 - 18/03/19 por Lusa

Economia Agricultores

O apoio, que consta de um regulamento municipal elaborado pela autarquia presidida por Luís Tadeu (PSD), também abrange os produtores de caprinos e ovinos daquele concelho da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda.

A autarquia refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que o denominado Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no município.

Segundo a fonte, o regulamento prevê a atribuição de incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino e aos criadores das explorações agropecuárias de gado ovino e caprino já existentes.

Também contempla apoios para os produtores de leite de ovelha da raça Serra da Estrela, para as queijarias com sede no concelho de Gouveia e apoio técnico municipal às explorações no processo de licenciamento de queijarias.

Está ainda prevista a atribuição de um incentivo financeiro de 5 mil euros para jovens agricultores que se instalem no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou na caprinicultura e apoios à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes (no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos).

Para os ovinos da raça Serra da Estrela são também anunciados incentivos para o aumento do efetivo pecuário reprodutor de 10 euros por animal, até ao máximo de 30 animais, e de seis euros por animal, para mais de 30 (não aplicável em 2019).

Existe ainda um incentivo para o aumento do efetivo pecuário reprodutor de cinco euros por animal até 30 animais e de três euros/animal para mais de 30 animais para ovinos de outras raças e caprinos (também não aplicável em 2019).

O mesmo regulamento inclui apoios para a produção de leite de ovelha da raça Serra da Estrela (para o leite laborado/transformado em queijarias do concelho será atribuído o apoio de 0,02 euros por litro e para o leite laborado/transformado fora do âmbito das queijarias do concelho o apoio será de 0,005 euros/litro) e um incentivo anual de 250 euros para as queijarias legalizadas.

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, as candidaturas devem ser apresentadas no Gabinete de Saúde Pública e Veterinária até ao dia 31 de maio.

O município de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório