Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Lucro do banco moçambicano BCI cresce 62,7%

O banco moçambicano BCI obteve em 2018 um lucro líquido de 4.026 milhões de meticais (56,8 milhões de euros), um crescimento de 62,7% face ao resultado do ano anterior, anunciou hoje a instituição, detida maioritariamente pelos bancos portugueses Caixa e BPI.

Lucro do banco moçambicano BCI cresce 62,7%
Notícias ao Minuto

14:39 - 15/03/19 por Lusa

Economia Números

"Foi um ano em que reforçámos a rentabilidade, a liquidez e a estrutura de capital. Globalmente foi um bom ano para o BCI em Moçambique", referiu Paulo Sousa, presidente da Comissão Executiva do Banco Comercial e de Investimentos (BCI, de capitais portugueses), durante uma sessão de apresentação de resultados, em Maputo.

O contexto é marcado por "níveis modestos de crescimento da atividade económica e da procura interna", refere o banco, em comunicado, onde diz ter feito uma "adaptação à conjuntura que o país atravessa".

A contribuir para os resultados esteve o crescimento de 7,6% do produto bancário (ou seja, ganhos conseguidos diretamente com a atividade bancária).

"Ao nível do negócio não há qualquer tipo de queda, há até um crescimento relevante", referiu Paulo Sousa.

O banco regressa assim, este ano, à distribuição de dividendos aos acionistas, após um interregno, reservando um quarto do lucro para o efeito, sendo o restante incorporado.

A incorporação de resultados vai permitir ao banco ter um rácio de solvabilidade de 22,61%, sendo que a instituição tem um rácio de liquidez de 45,59%, acima do mínimo de 25% exigível pelo banco central.

O BCI fechou o ano com uma quota de 25,54% dos ativos do mercado em Moçambique, apresentando-se na sessão de hoje "na primeira posição no sistema bancário", destacou, com crescimento do número de clientes e de contas distribuídas por 203 agências e unidades de negócio pelo país - 55 em zonas rurais.

O lucro líquido do banco já tinha subido 74% em 2017.

Paulo Sousa espera que 2019 possa ser um ano de retoma, com o BCI pronto a responder "com liquidez", de olho das "decisões finais de investimento" que se esperam nos megaprojetos de exploração de gás natural, na expectativa de que sirvam para "catapultar a atividade económica".

O BCI é detido a 97% pelos bancos portugueses Caixa Geral de Depósitos (CGD, através da Parbanca SGPS) e BPI.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório